O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou em rede social que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 21 e 28 de novembro. O anúncio foi feito em publicação por rede social nesta segunda-feira, 31. Os editais devem ser publicados nesta semana e as versões impressa e digital da prova acontecerão na mesma data.
“Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades”, publicou Ribeiro, em sua conta no Twitter.
Ainda de acordo com o ministro, as inscrições ficarão abertas entre os dias 30 de junho e 14 de julho. Os candidatos devem fazer a inscrição pela Página do Participante.
Nas últimas semanas, a realização do Enem 2021 virou alvo de dúvidas. O edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao MEC e responsável pelo exame, necessário para que todos os processos comecem, normalmente sai em março e as inscrições começam em maio.
No dia 14/5, o Jornal CIDADE, noticiou o vazamento de despachos internos do Inep onde mostravam que a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já teria dias definidos, as provas seriam realizadas nos dias 16 e 23 de janeiro de 2022, dois domingos.
O Estadão revelou que o próprio ministro mandou ofício a Paulo Guedes dizendo que não havia orçamento no MEC para fazer a prova. O custo do Enem 2021 foi estimado em R$ 700 milhões.
Logo após, a autarquia que organiza o exame, o maior vestibular do país, oficialmente informou que a data ainda estava sob avaliação e estaria “engajada para que as provas sejam realizadas ainda neste ano”.


