URUGUAIANA JN PREVISÃO

Acervo digital do Município disponibiliza arquivos históricos ao público

Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Parte do acervo do município está disponível no meio digital pelo endereço eletrônico arquivohistorico.uruguaiana.rs.gov.br. O trabalho é desenvolvido pela professora Patrícia Quadros, que é responsável pelo arquivo do Centro Cultural Dr. Pedro Marini.

A atividade consiste em "digitalizar" documentos de grande relevância histórica para a cidade, muitos datados do século retrasado, e colocá-los à disposição da comunidade na internet, no site oficial do município. Como são documentos públicos o acervo deve permanecer pronto para pesquisa do grande público. Porém, muitos destes documentos, com grande idade, precisam de conservação. O manuseio deles podem acarretar danos irreparáveis. "Por isso, surgiu a ideia de mantermos os documentos acessíveis à pesquisa da comunidade, porém, aproveitando a modernidade e os avanços tecnológicos, disponibilizando-os junto ao site a Prefeitura Municipal, onde temos um link de acesso", explica a professora. Com isso, a comunidade consegue manter o acesso aos documentos históricos mantidos pelo Centro Cultural, sem a exposição que poderia acarretar prejuízo ao acervo existente.

Mesmo com o esforço e a dedicação da professora, os itens à disposição no site ainda são poucos perto do grande número de peças catalogadas existentes. "É um trabalho de formiguinha que requer tempo e paciência para concretizar. Mas temos a certeza de que será de extrema importância para quem vier buscar dados e fatos históricos relacionados à Uruguaiana registrados através dos documentos existentes", acrescenta.

Nesta semana, o prefeito Ronnie Mello e o vice-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús estiveram em visita ao Centro Cultural Dr. Pedro Marini, onde puderam acompanhar de perto o trabalho realizado pela professora. Chamou a atenção dos visitantes, o mais antigo documento catalogado no Centro Cultural: uma carta de sesmaria, de 11 de novembro de 1823, referente a uma doação de terras. O documento chegou ao local graças a doação do engenheiro agrônomo Francisco Jorge Boffil.

Entre os documentos já catalogados e postados para consulta no site estão atas originais da Câmara Municipal de Vereadores, registros de correspondências da então Villa de Uruguaiana, Livro de Declarações de Naturalizados, entre outros. A maior parte desses documentos de data anterior a 1850.

Anterior

Acervos da Funarte ajudam a manter viva a arte do efêmero

Uruguaiana receberá espetáculo sobre a obra de Caio Fernando Abreu Próximo

Uruguaiana receberá espetáculo sobre a obra de Caio Fernando Abreu

Deixe seu comentário