URUGUAIANA JN PREVISÃO

Califórnia

Começa amanhã a 44ª Califórnia da Canção Nativa

Inicia amanhã, 7/12, às 20h, a 44ª Califórnia da Canção Nativa. O evento ocorre na Concha Acústica César Passarinho, no Parque Dom Pedro II (Parcão) até do dia 10/12 e contará com transmissão ao vivo. O presidente desta edição é Luiz Machado Stábile. A Califórnia é uma realização do CTG Sinuelo do Pago, com a produção de Vozes do Sul e apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

A programação da quarta-feira inicia com a abertura oficial com a presença de autoridades e logo após o show de abertura. Na sequência, a apresentação fica por conta do Grupo de Danças do CTG Sinuelo do Pago e a apresentação dos classificados na Califórnia Estudantil. E finalizando as apresentações da noite o Grupo Geração Z (Califórnia Petiça).

A Califórnia

Califórnia vem do grego, "conjunto de coisas belas". No Rio Grande do Sul, inicialmente, se chamaram califórnias as incursões guerreiras que Chico Pedro, chamado de Moringue, fez na Cisplatina. Depois disso, "Califórnia" passou a designar "corridas de cavalos em que participassem mais de dois animais em busca de grandes prêmios". Com as significações de "conjunto de coisas belas "ou "competição entre vários concorrentes em busca de grandes prêmios" é que o nome Califórnia da Canção Nativa prevaleceu para seus idealizadores.

O prêmio máximo concedido é a Calhandra de Ouro, símbolo da Califórnia. A calhandra é pássaro útil e de belo canto, amigo do gaúcho e íntimo das casas de estâncias e dos fogões, imitador do canto de outros pássaros e responde ao assovio do homem. Simboliza também a autenticidade, a elegância, humildade e a liberdade, pois não suporta o cativeiro.

O CTG Sinuelo do Pago

O Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo do Pago foi fundado em 22 de outubro de 1955, tendo como Sede, a Coxilha da Tríplice Aliança, no Bairro Santo Inácio. Seu primeiro Patrão foi o tradicionalista Luiz Machado Stábile, um de seus fundadores.

A Entidade, que tem por objetivo o culto à tradição gaúcha no plano cívico, cultural, social e artístico, tem como lema "Em qualquer rodeio sempre Sinuelo", razão pela qual, ao longo dos seus 67 anos de fundação, vem mantendo um histórico de pioneirismo em eventos e atividades relacionadas à cultura e ao tradicionalismo, iniciado pela Festa Campeira Internacional, Festa Nacional da Lã e Califórnia da Canção Nativa.

O CTG tem o título de utilidade pública Município de Uruguaiana. Nas suas dependências, há o Museu do "Piá Glaucus Saraiva", que é único no gênero. O CTG é patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, através da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.


Feira do Livro vendeu mais de 17 mil exemplares Anterior

Feira do Livro vendeu mais de 17 mil exemplares

Papai Noel chega de paramotor em Uruguaiana Próximo

Papai Noel chega de paramotor em Uruguaiana

Deixe seu comentário