URUGUAIANA JN PREVISÃO

Pela primeira vez

Ospa se apresenta regida pelo alemão Raphael Haeger

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Espetáculo será o primeiro sob o comando de Raphael Haeger-Monika Rittershaus

Dois grandes expoentes do romantismo dividem o repertório do próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). No próximo sábado, 27/5, às 17h, o maestro Raphael Haeger faz sua estreia com a Ospa, que interpreta "Burlesca, TrV 145", de Richard Strauss, com solos de Gustavo Carvalho ao piano, e "Sinfonia nº 1, 'Titã'", de Gustav Mahler.

Para quem estiver em Porto Alegre e quiser acompanhar presencialmente, os ingressos para o espetáculo estão à venda no Sympla, por valores que variam entre R$ 10 e R$ 50. Também é possível acompanhar, gratuitamente, a transmissão ao vivo no canal da Ospa no YouTube. Antes da apresentação, às 16h, o flautista e professor Leonardo Winter comenta a vida e a obra dos compositores na série de palestras Notas de Concerto.

Burlesca

Richard Strauss (1864-1949) tinha apenas 21 anos de idade quando compôs "Scherzo em Ré Menor para Piano e Orquestra". Na sua estreia em 1890, a obra foi rebatizada de "Burlesca". Escrita em homenagem ao mentor do compositor, o pianista e maestro Hans von Bülow, a composição de aproximadamente 20 minutos apresenta aspectos particulares. Segundo Raphael Haeger, "Burlesca tem abismos escuros com surpresas perigosas, fantasias delirantes, perseguições espirituosas e cenas inebriantes de desejo". O regente já conduziu a música original de Richard Strauss para o filme mudo "O Cavaleiro da Rosa" no Festival de Páscoa, em Baden-Baden, e na Elbphilarmonie, em Hamburgo. O destacado pianista brasileiro Gustavo Carvalho junta-se à Orquestra, neste espetáculo. O solista se apresentou pela primeira vez com a Ospa em 2002, sob regência de Isaac Karabtchevsky.

Seis meses depois da estreia de "Burlesca", Gustav Mahler (1860-1911) apresentava pela primeira vez sua "Sinfonia Titã". A obra tornou-se referência do romantismo e é uma das mais celebradas peças para piano da história da música. Sua multiplicidade de referências atravessa canções e danças folclóricas, fanfarras militares, a música de salão dos cafés vienenses, o chilrear dos pássaros em uma caminhada matinal, flashbacks, premonições, guerras, entre outros cenários. A "Sinfonia 'Titã'" deu nome ao concerto de abertura da temporada 2022 da OSPA. Naquela ocasião, o regente Evandro Matté conduziu a Sinfônica. O maestro Raphael Haeger destaca os desafios de executar esta sinfonia com excelência: "Será nossa maravilhosa tarefa fazer com que esse grande e diversificado quadro ressoe como uma edificação coerente". 

Raphael Haeger

Raphael Haeger estudou percussão na Staatliche Hochschule für Musik, em Trossingen, na Alemanha. Entre 1994 e 2004, foi percussionista na orquestra do Teatro Nacional de Mannheim. Desde 2014, tem conduzido regularmente óperas infantis e programas de música de câmara com membros da Filarmônica de Berlim. Para o filme mudo "O Cavaleiro da Rosa", Raphael Haeger conduziu a música original de Richard Strauss no Festival de Páscoa, em Baden-Baden, e na Elbphilharmonie, em Hamburgo. Em 2022, realizou a estreia mundial do filme mudo "Brüder", com a música ao vivo composta por Martin Grütter, além de ter dirigido "Der Tribun", de Maurizio Kagel, com membros da Filarmônica de Berlim. Desde 2018, é convidado anualmente para reger a Orquestra Sinfônica do Teatro Guaíra, em Curitiba.

Gustavo Carvalho

Apontado pela revista francesa Le Monde de la Musique (2004) como um dos pianistas mais promissores de sua geração, Gustavo Carvalho recebeu inclusive o honroso aval de Nelson Freire. Em 2004, venceu o II Concurso Nelson Freire no Rio de Janeiro. Nascido em 1982, iniciou seus estudos em Belo Horizonte, e posteriormente, na Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena e no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Apresentou-se em importantes salas de concerto, como Tonhalle de Zurique, Musikverein de Viena, Auditorium du Louvre, Philharmonie am Gasteig de Munique e Grande Sala do Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Também é frequentemente convidado de prestigiados festivais. Na temporada de 2023, além de recitais e concertos com orquestras no Brasil, França, Espanha, Romênia e Alemanha, realizará uma série de recitais a dois pianos com Cristian Budu, com quem vem mantendo um duo desde 2021.

Município é contemplado em chamada pública da Sedac Anterior

Município é contemplado em chamada pública da Sedac

Estado abre consulta pública sobre a Lei Paulo Gustavo Próximo

Estado abre consulta pública sobre a Lei Paulo Gustavo

Deixe seu comentário