Escolas Municipais organizam atividades no mês no Autismo

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com essa temática, algumas escolas municipais de Uruguaiana preparam algumas atividades alusivas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Dirce Soares, existem 678 alunos na educação infantil e no ensino fundamental com laudo médico com diagnóstico de neurodivergente. Outros 300 estudantes estão em investigação. 

Para atender a demanda, existem 29 salas de atendimento educacional especializado (AEE) distribuídas nas 34 instituições geridas pelo município. Além disso, as escolas também contam com 167 auxiliares de inclusão, que auxiliam alunos neurotípicos e com deficiência a participarem de atividades escolares.  

Eventos 

A escola Rui Barbosa realizou, no último dia 2, dois momentos de conscientização sobre o autismo.  Pela manhã com a professora Elizabeth Salgueiro, que presta atendimento especializado, e à tarde com a professora Eliana Bene.  

A conversa contou com a presença de toda a comunidade escolar no pátio da escola e teve foco em ressaltar as orientações para a conscientização e aspectos relevantes e significativos sobre o autismo, também foi realizado pela equipe pedagógica um trabalho com os alunos na sala de vídeo com todas as turmas. Ao final, mães e alunos com TEA relataram suas vivências diárias, elucidando que o autismo não se cura, se compreende. 

Já a escola Castelo Branco realizou uma passeata no dia 12/4 para trazer visibilidade para o tema. Participaram pais, alunos e membros da comunidade. A iniciativa tinha como objetivo demonstrar para a comunidade uruguaianense como o TEA não é uma doença e sim uma maneira diferente de perceber o mundo e que é preciso sentir orgulho disso. 

Processo seletivo 

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, estavam no banco de espera 97 auxiliares de inclusão que foram aprovados no edital publicado dia 8/1. Desses 97, 62 se apresentaram e assumiram 57, sendo que um já pediu exoneração da função. Nesse sentido, um novo processo seletivo está em andamento, até o dia 22/4. 

Os interessados devem preencher o formulário disponível no site www.uruguaiana.rs.gov.br, efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 67,50 (15 URM) até o dia 22/4 e entregar a documentação necessária diretamente no Protocolo Geral da Prefeitura ou via Sedex. 

A inscrição será validada com a entrega dos seguintes documentos: duas vias do formulário preenchido, comprovante de pagamento da taxa (original), planilha de avaliação de títulos e os documentos comprobatórios da escolaridade, cursos e experiência profissional. 

A avaliação será exclusivamente por análise de títulos e experiência, seguindo os critérios e pontuação especificados no edital. Documentos ilegíveis, fora do prazo ou com rasuras não serão aceitos. 

Para se candidatar à função, é necessário ter ensino médio com Magistério ou estar cursando Licenciatura na área da Educação, sendo obrigatório, neste caso, apresentar declaração da instituição com o semestre atual e histórico escolar. 

São pré-requisitos ainda ter no mínimo 18 anos; estar em dia com a Justiça Eleitoral e o serviço militar (para homens); comprovar boa saúde física e mental; não estar em recebimento de Auxílio-Doença; não ter sofrido demissão por processo administrativo nos últimos 24 meses. 

A função de Auxiliar de Inclusão é voltada ao apoio ao professor regente, especialmente no atendimento de alunos com deficiência ou necessidades específicas, conforme diretrizes da Secretaria Municipal de Educação. Informações sobre carga horária, vencimentos e vagas estão descritas no Anexo I do edital.