Futsal
Técnico uruguaianense é convocado para 1° seleção gaúcha de futsal feminino
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
André Malfussi, de 30 anos, técnico da equipe de futsal feminina de Uruguaiana, Celemaster Uruguaianense, foi convocado para assumir o comando da seleção gaúcha de futsal feminino, que teve seu primeiro jogo amistoso no dia seis desse mês, contra a equipe do BFC em Rio Pardo. A seleção gaúcha teve sua primeira atuação já com resultados positivos, vencendo pelo placar de 7x2.
André atua como jogador de futsal desde os 7 anos de idade, mas foi em 2007 após conhecer Amanda Gomes - jogadora de futsal, ex atleta da Celemaster, que atualmente é esposa de André - que ele teve o primeiro contato com o futsal feminino. "Fui primeiramente olhar ela treinar e aos poucos comecei a me envolver nos treinos e acabei me tornando o técnico da equipe naquele ano." conta.
Nesse tempo de Celemaster, André pode acompanhar de perto todo processo de crescimento da equipe. Segundo o técnico, as meninas jogavam o conhecido Mini Gol na rua, depois começaram a treinar em quadras e com o passar do tempo começaram a jogar torneios na cidade e região. Em 2013, a equipe organizou a parte de documentos necessária e entrou no estadual da Federação Gaúcha.
A partir desse ano, a Celemaster veio conquistando vários títulos. A equipe é pentacampeã do Estadual, bicampeã da Liga Gaúcha, campeã Estadual sub 15 e sub 20 e ficaram em 2° lugar na taça Brasil de 2017, principal campeonato de futsal do país até então. O técnico conta que nesse tempo, a equipe conseguiu fazer várias atletas do projeto social que realizam com meninas de 12 a 17 anos, migrarem para a equipe adulta. "Isso é muito legal, poder ajudar estas meninas em sua formação como pessoas e atletas." diz.
O treinador agradece o time local por toda trajetória vivida. "A Celemaster representa muita coisa para mim, me sinto orgulhoso de fazer parte deste projeto vitorioso e da vida destas meninas que levam entretenimento e orgulho para Uruguaiana, pois representam nossa cidade e estado com muita dignidade." finaliza.
Essa foi a primeira vez que houve uma convocação para a seleção gaúcha, desde 2013, quando André entrou para federação. Ele conta que como a Celemaster vem desde 2017 conquistando os títulos estaduais, quando soube que haveria uma seleção gaúcha ele criou uma expectativa de poder ser convocado como técnico. "Eu fico muito honrado, estou no estadual desde 2013 e nunca tinha acontecido uma seleção gaúcha. Então a gente fica muito feliz que teve a convocação e saiu o primeiro amistoso."
Segundo o treinador, a expectativa sobre a seleção é muito grande. Com a convocação e o amistoso, foi dado o primeiro passo, agora a ideia da Federação Gaúcha é realizar mais amistosos contra equipes da região, e quem sabe no futuro voltar a ter seleções de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, etc e realizar amistosos e competições entre os estados.
Além de André, as jogadoras Tiphanie Amaral, Marina Loures e Marinel Arguinzones da Celemaster, também foram convocadas para a seleção gaúcha. A escolha das atletas que seriam convocadas foi realizada de uma maneira diferente, os coordenadores da Federação Gaúcha tiveram a ideia de a cada jogo do Campeonato Estadual o técnico de cada equipe votar em uma atleta da equipe adversaria como melhor jogadora da partida. Com isso, no final do campeonato, a Federação convocou as atletas mais votadas para formar a seleção gaúcha, visando ter no mínimo uma jogadora de cada time. Assim, as três jogadoras do time de Uruguaiana foram convocadas junto com o técnico.
"Eu fico mais feliz ainda porque isso é um reconhecimento ao trabalho que a gente faz no futsal feminino, principalmente das meninas. O futsal feminino precisa ser divulgado, reconhecido e valorizado, e essa é uma maneira de valorizar o trabalho delas, então fico feliz de estar fazendo parte desse processo. A gente sempre luta pela modalidade que procura ser mais vista, e essa convocação vem para premiar essas pessoas e fazer com que novas pessoas sejam convocadas, estamos gratos por estar presente nesse momento." frisa, André.
Deixe seu comentário