URUGUAIANA JN PREVISÃO

Artes Marciais

1ª Copa Mercosul de Karatê movimenta o fim de semana

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Evento reuniu 188 atletas de 12 cidades.

Realizada entre o sábado, 26/3, e o domingo, 27/3, a 1ª Copa Mercosul de Karatê marcou o retorno das competições da modalidade em Uruguaiana após 15 anos e o primeiro campeonato da Federação Gaúcha de Karatê no pós-pandemia, sendo considerado um sucesso pelos organizadores.

O campeonato, realizado no Ginásio Municipal, foi também o primeiro organizado pela Associação de Karatê Guerreiros do Amanhã (AKGA), de Uruguaiana, que contou com o apoio da Secretária Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e da Federação Gaúcha de Karatê.

Ao todo, participaram da Copa 188 atletas de dois países (Brasil e Uruguai) e houveram 320 inscrições. Como os competidores podiam se inscrever em mais de uma categoria, o número de inscritos é maior que o de participantes.

Houveram 69 categorias para diferentes idades e pesos e a competição se dividia principalmente em lutas e kata - simulação de combate individual que foca nos detalhes de movimentos.

O evento de kata contou também com a apresentação de duas crianças autistas que fazem parte do "Projeto Inclusão" da AKGA.

As premiações dentro da copa ocorriam por meio de medalhas de ouro, prata e bronze. Ao todo, 276 medalhas foram entregues aos atletas.

Entre as 12 entidades e academias de Karatê que participaram da Copa, as cinco com maior número de medalhas totais foram: 1º Butoku-Kay, de Uruguaiana; 2º AKPM, de Cachoeira do Sul; 3º Karatê Sul, de Santa Maria, 4º AKGA e 5º Hachiman, de Santana do Livramento.

Segundo o professor e líder da AKGA, Arlei Costa e o secretário de Esporte e Lazer, Anderson Menezes, o evento foi um sucesso, tendo a participação de um grande público uruguaianense que se mostrou interessado na competição, além dos espectadores de outras cidades.

O professor também comemora a adesão dos atletas e do público pelo fato deste ser apenas o terceiro ano de funcionamento da entidade, que atua como uma ONG focada em ensinar o karatê para crianças carentes.

A AKGA funciona hoje na sede campestre do Tiradentes e possui 55 alunos de seis a 17 anos.


Corredor de Uruguaiana completa maior percurso do Estado Anterior

Corredor de Uruguaiana completa maior percurso do Estado

Uruguaiana vai sediar torneio internacional de karatê Próximo

Uruguaiana vai sediar torneio internacional de karatê

Deixe seu comentário