URUGUAIANA JN PREVISÃO

Basquete

Atleta Uruguaianense participa da 24ª Surdolimpíadas de Verão

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Surdoatleta Leonardo Tonieto estará representando o Brasil na 24ª Surdolimpíada.

Acontece entre os dias 1º e 15 maio a 24ª edição da Surdolimpíadas de Verão. Esta é a primeira vez que o evento mundial será realizado na América Latina e a cidade escolhida para sediá-lo foi Caxias do Sul, na serra. Estarão presentes mais de quatro mil surdoatletas de 79 países e, entre eles está o uruguaianense Leonardo Tonieto, de 29 anos, que compõe a Seleção Brasileira de Basquete de Surdos.

A história de Tonieto no esporte começou ainda nas aulas de educação física no ensino médio. Aos 19 anos ingressou na Liga Uruguaianense de Basquete, que o permitiu conhecer mais sobre as competições da modalidade do basketball. No início de março, ele e o surdoatleta Vinícius Barraneche, também uruguaianense, receberam o convite para fazer parte da Seleção Brasileira de Basquete de Surdos. Ao todo Leonardo participou de três surdolimpíadas nacionais, incluindo a classificatória para o evento que se aproxima, que ocorreu entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2021, em São José dos Campos (SP).

Surdolimpiadas

O evento é organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, sua primeira edição foi em 1924, em Paris. São 21 modalidades de competição: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futebol, golf, handebol, judô, karatê, luta greco-romana, luta livre, maratona, moutain bike, natação, orientação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, vôlei e vôlei de praia. Nas modalidades que envolvem sinalização sonora, como o apito do árbitro no futebol há a substituição por uma sinalização visual, no caso uma bandeirinha. No entanto as demais regras de cada modalidade permanecem sem alteração.

A maior parte dos jogos será realizada na Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul. O evento é

Projeto de extensão

A Universidade Federal do Pampa enviará para a 24ª Surdolimpíadas de Verão uma delegação de voluntários composta por 80 pessoas. Se trata de um projeto de extensão da universidade chamado "Unipampa na Surdolimpíadas", e que é coordenado pela servidora Bruna Todeschini, do campus de Itaqui, e da pela professora Susane Group, do campus Uruguaiana.

Entre os integrantes estarão tradutores e intérpretes da língua Brasileira de Sinais (Libras), alunos e professores surdos, monitores do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da universidade, alunos de educação física e comunidade externa.

A delegação parte hoje, 30/4, para a serra gaúcha.


Uruguaianense vence campeonato estadual de fisiculturismo Anterior

Uruguaianense vence campeonato estadual de fisiculturismo

Corredor de Uruguaiana completa maior percurso do Estado Próximo

Corredor de Uruguaiana completa maior percurso do Estado

Deixe seu comentário