Basquete
Atleta Uruguaianense participa da 24ª Surdolimpíadas de Verão
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Surdoatleta Leonardo Tonieto estará representando o Brasil na 24ª Surdolimpíada.
Acontece entre os dias 1º e 15 maio a 24ª edição da Surdolimpíadas de Verão. Esta é a primeira vez que o evento mundial será realizado na América Latina e a cidade escolhida para sediá-lo foi Caxias do Sul, na serra. Estarão presentes mais de quatro mil surdoatletas de 79 países e, entre eles está o uruguaianense Leonardo Tonieto, de 29 anos, que compõe a Seleção Brasileira de Basquete de Surdos.
A história de Tonieto no esporte começou ainda nas aulas de educação física no ensino médio. Aos 19 anos ingressou na Liga Uruguaianense de Basquete, que o permitiu conhecer mais sobre as competições da modalidade do basketball. No início de março, ele e o surdoatleta Vinícius Barraneche, também uruguaianense, receberam o convite para fazer parte da Seleção Brasileira de Basquete de Surdos. Ao todo Leonardo participou de três surdolimpíadas nacionais, incluindo a classificatória para o evento que se aproxima, que ocorreu entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2021, em São José dos Campos (SP).
Surdolimpiadas
O evento é organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, sua primeira edição foi em 1924, em Paris. São 21 modalidades de competição: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futebol, golf, handebol, judô, karatê, luta greco-romana, luta livre, maratona, moutain bike, natação, orientação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, vôlei e vôlei de praia. Nas modalidades que envolvem sinalização sonora, como o apito do árbitro no futebol há a substituição por uma sinalização visual, no caso uma bandeirinha. No entanto as demais regras de cada modalidade permanecem sem alteração.
A maior parte dos jogos será realizada na Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul. O evento é
Projeto de extensão
A Universidade Federal do Pampa enviará para a 24ª Surdolimpíadas de Verão uma delegação de voluntários composta por 80 pessoas. Se trata de um projeto de extensão da universidade chamado "Unipampa na Surdolimpíadas", e que é coordenado pela servidora Bruna Todeschini, do campus de Itaqui, e da pela professora Susane Group, do campus Uruguaiana.
Entre os integrantes estarão tradutores e intérpretes da língua Brasileira de Sinais (Libras), alunos e professores surdos, monitores do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da universidade, alunos de educação física e comunidade externa.
A delegação parte hoje, 30/4, para a serra gaúcha.
Deixe seu comentário