As primeiras movimentações que anunciam a chegada do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana 2026 já começaram a transformar a Passarela do Samba. Desde a terça-feira, 3/2, equipes trabalham na implantação das estruturas que darão forma ao evento, como arquibancadas, camarotes e frisas ao longo da Avenida Presidente Vargas.
Com o início das operações, cavaletes foram posicionados para restringir o tráfego na pista central e na faixa da direita da via. Os trabalhos começaram no trecho compreendido entre as ruas General Câmara e Sete de Setembro, nas proximidades da Praça Argentina, onde os primeiros módulos metálicos começaram a ser erguidos.
Em entrevista ao CIDADE, o secretário municipal de Turismo, Simão Almeida, explicou que essa etapa inicial foi marcada pela chegada das primeiras carretas com material estrutural. “Nesta terça-feira recebemos as cinco primeiras carretas, que transportam as estruturas metálicas do carnaval”, afirmou.
Segundo o secretário, o cronograma prevê que toda a estrutura esteja concluída até o dia 1º de março. “A nossa previsão é finalizar a montagem da avenida no dia 1º. A partir disso, o planejamento é realizar os ensaios técnicos nos dias 2 e 3 de março”, destacou. Almeida acrescentou que, caso os ensaios não ocorram nessas datas, a passarela deverá estar completamente pronta até a quarta-feira, 4 de março, por conta do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). “A avenida precisa estar finalizada para a vistoria do PPCI, que será realizada pelo Corpo de Bombeiros”, completou.
Sobre a desmontagem após o evento, Almeida lembrou que, em 2025, o processo levou cerca de dez dias. Para este ano, a expectativa é reduzir esse prazo. “Em 2026, o nosso planejamento é que toda a estrutura seja desmontada em apenas sete dias, ou seja, uma semana após o encerramento do carnaval”, ressaltou.
O secretário também falou sobre a comercialização dos ingressos para as três noites principais da festa. “Faltando 29 dias para o Carnaval de Uruguaiana, nós já temos quase 50% da avenida comercializada. A procura aumenta conforme a data se aproxima e com o início da montagem, que acaba impulsionando as vendas”, afirmou.
O produtor executivo da AG Eventos, Fernando Espindola, uma das empresas responsáveis pela realização do evento, disse que a organização adotou medidas para reduzir os impactos no trânsito da cidade. “Grande parte da montagem acontece à noite, quando o fluxo de veículos é menor. No ano passado deu muito certo, então mantivemos a estratégia”, explicou.
Espindola citou como exemplo a chegada das primeiras estruturas. “Ontem, a primeira carreta chegou por volta das 16h e, hoje pela manhã, a cidade já amanheceu com três módulos tubulares de arquibancadas totalmente montados. A nossa expectativa é que até domingo o esqueleto da avenida esteja pronto”, disse. Após essa fase, segundo ele, entram os serviços de acabamento. “Depois vêm os pisos, as cadeiras e as grades de segurança. Será uma montagem dinâmica, com a maior parte das movimentações no período noturno e sem fechamento das vias transversais”, completou.
O produtor também ressaltou a integração com diferentes órgãos do município. “A gente busca sempre um alinhamento com as forças da cidade, em contato constante com a Secretaria de Trânsito e com o Corpo de Bombeiros. O Carnaval de Uruguaiana virou um case de sucesso no Rio Grande do Sul e foi eleito um dos dez principais eventos do Estado”, afirmou.
Espindola destacou ainda os desafios de realizar um grande evento no centro urbano. “Diferente de outros eventos que acontecem em espaços fechados, esse é realizado no coração da cidade. A gente precisa desviar de postes, árvores, estátuas e outros elementos urbanos. Isso exige planejamento e cuidado, mas contamos com equipes altamente profissionais e experientes”, ressaltou.
Sobre acessibilidade, ele lembrou que o evento conta com espaços adaptados, para suporte de pessoas com deficiência (PCD). “Em qualquer evento, as pessoas com deficiência têm direito à meia-entrada. Em Uruguaiana, além disso, elas contam com o Camarote Movimenta, que é gratuito para o PCD e um acompanhante”, explicou.
Nesta primeira etapa, a montagem ocorre no lado direito da passarela para quem desfila. Posteriormente, os trabalhos avançam para o lado esquerdo, ocupando parte da pista da Avenida Presidente Vargas no sentido leste-oeste, dando sequência à preparação para o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana 2026.


