Os Indicadores da violência de gênero no Estado, realizados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) trouxeram a informação de que o primeiro mês de 2023 foi marcado pela queda nas tentativas de feminicídios e no número de ameaças feitas a mulheres e por não ter registrado feminicídios.
Durante o mês de janeiro deste ano, o município foi palco de uma redução em relação ao número de tentativas de assassinato de mulheres em razão de gênero, que passaram de duas ocorrências para zero, na comparação entre o ano passado e esse ano. Já as ameaças também apresentaram queda de 30%. Foram 40 registros de lesão corporal no primeiro mês de 2022 contra 28 no mesmo mês deste ano.
Os indicadores criminais de outubro em Uruguaiana apontam estabilidade no número de feminicídios consumados em relação ao mesmo mês do ano passado – o número de vítimas se manteve em zero.
O documento aponta as lesões corporais sofreram um aumento de cerca de 9%, sendo 32 ocorrências registradas em janeiro de 2022 contra 35 confeccionadas em janeiro de 2023. Os estupros também apresentaram números crescentes. No ano passado foi contabilizada uma violação de mulher enquanto, neste ano, o número dobrou quando foram registrados dois crimes dessa natureza no primeiro mês.
Estado
Segundo a SSP, os feminicídios integram o grupo dos crimes mais desafiadores para a segurança pública do Estado. No Rio Grande do Sul, os feminicídios caíram 18,2% no primeiro mês de 2023, sendo nove registros. Nenhuma das vítimas possuía medida protetiva vigente. O número é o mais baixo para o mês de janeiro dos últimos quatro anos.
Outubro encerrou com queda em dois dos demais indicadores de violência contra a mulher no Estado. Entre os outros três índices de violência contra a mulher acompanhados pela SSP – estupros, lesões corporais, ameaças – o Estado registrou queda no número de estupros. Houve uma redução de 13,2% nos números que passaram de 220 para 191 registros durante o primeiro mês de 2023.
Por outro lado, as ameaças contra mulheres ficaram praticamente estáveis, mostrando uma leve retração de 0,3%, com 3072 ocorrências – nove casos a menos em 2023. Já as lesões corporais tiveram uma alta de 5,9%, sendo 1989 registros em janeiro de 2023 contra 1 879 em 2022.
Em relação às tentativas de feminicídio, também é possível perceber um aumento. O número de registros desse crime passou de 22 para 24. Essa crescente representa 9,1% a mais que em 2022.


