A convocação por meio da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2022, que começou no dia 22 de agosto, seguirá até o dia 22 de setembro. Tanto o cronograma como os procedimentos para as convocações são executados conforme definido no edital que rege o processo seletivo do financiamento.
Neste ano, o Fies oferta 110 925 vagas para financiamento. As oportunidades que não foram ocupadas na edição do primeiro semestre são ofertadas novamente nesse processo seletivo do segundo semestre de 2022. Por essa razão, as chances dos estudantes inscritos nesse processo seletivo em curso aumentam.
Conforme o Ministério da Educação (MEC) odos os candidatos inscritos nessa edição do Fies e que não foram pré-selecionados na chamada única foram, automaticamente, incluídos na lista de espera. Ela é atualizada, de acordo com a ordem de classificação dos candidatos, para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas até o momento de cada convocação. O candidato deve acompanhar suas convocações por meio da lista de espera na página do Fies no Portal Acesso Único do Ministério da Educação.
Fies
O Fies é um programa do Ministério da Educação que concede financiamento para cursos superiores. Os processos seletivos são realizados duas vezes por ano. Criado em 1999, o programa é destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.
O Novo Fies, sancionado em 7 de dezembro de 2017, é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

