Autor: Fellipe Medeiros
A Prefeitura de Uruguaiana realizou, nesta segunda-feira, 15/12, a Expedição Científica dos Laboratórios Maker no Cerro do Jarau, localizado na Estância Santa Rita, em Quaraí. A ação ocorreu em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campi Uruguaiana e Alegrete, e integrou o projeto Mais Ciência na Escola, desenvolvido pela Rede SACCI LabMaker, com a participação de estudantes da Rede Municipal de Ensino.
A atividade reuniu cerca de 60 estudantes dos Laboratórios Maker das escolas municipais de ensino fundamental Cabo Luiz Quevedo, José Francisco Pereira da Silva, Elvira Ceratti, Moacyr Ramos Martins, e as escolas municipais de ensino básico Alceu Wamosy e Marília Sanchotene Felice. Também participaram a secretária adjunta de Educação, Liziane Pouey, além de professores e pesquisadores das instituições parceiras.
A proposta da expedição foi proporcionar uma vivência científica prática e multidisciplinar em um ambiente de relevância geológica. O Cerro do Jarau é reconhecido como a única cratera de impacto meteórico do Rio Grande do Sul, sendo referência para estudos em astronomia, geologia e ciências da Terra, além de possibilitar a observação direta de fenômenos abordados em sala de aula.
Durante a programação, os estudantes participaram de uma palestra introdutória sobre meteoros e crateras de impacto, realizaram observações em campo e coletaram amostras de rochas e sedimentos. O material foi analisado com o auxílio de microscópios portáteis, permitindo a aplicação prática de conceitos científicos e o contato com métodos de investigação da pesquisa acadêmica.
As atividades foram orientadas pelas professoras responsáveis pelos Laboratórios Maker das escolas, com apoio técnico das instituições parceiras. Destaque para a aula prática conduzida pela professora da Unipampa, Eliade Lima, que articulou conteúdos teóricos à leitura do território e à observação da paisagem geológica.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Dirce Gracioso Soares, a iniciativa amplia as possibilidades de aprendizagem ao integrar escola, ciência e território. A experiência permitiu aos estudantes relacionarem os conteúdos curriculares a evidências concretas do ambiente local, fortalecendo o pensamento científico e a compreensão dos processos naturais.
Além de contribuir para o aprendizado ativo, a expedição reforçou a valorização do patrimônio natural da região e o uso de espaços externos como ambientes educativos, alinhando práticas pedagógicas à pesquisa científica e à formação dos estudantes da rede pública.


