
Encerra no dia 30 de junho o prazo para entrega das declarações do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) do exercício 2019. De acordo com dados da Receita Federal, até às 11 horas desta terça-feira, 16/6, foram entregues 19.513.962 milhões de declarações.
Para quem tiver dúvidas ou dificuldades no preenchimento da declaração, a Receita Federal, em parceria com diversas instituições de ensino, conta ainda com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Por meio dele, o contribuinte dispõe de mais um canal de atendimento, virtual e gratuito, para esclarecimentos. Acesse em receita.economia.gov.br.
A expectativa que é sejam entregues 32 milhões de declarações neste ano. Por isso, a Receita alerta que a população não deixe para acessar ao site no último dia, pois pode sobrecarregar o sistema. “É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento”, alerta o Supervisor Nacional do IR, Joaquim Adir, que destaca ainda que o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápido será o processamento e a restituição.








