Festival de Gramado anuncia longas e homenageados

Em sua 48ª edição, o Festival de Cinema de Gramado (FCG) se reinventa. Em 2020, o evento acontece entre 18 e 26 de setembro, será multiplataforma e, ainda que as equipes já tenham encontrado há meses alternativas para o fazer diário de organização e produção, foi na última terça-feira, 18/8, que o público e a imprensa puderam perceber como será o novo formato. A tradicional coletiva, que sempre reuniu um grupo importante de jornalistas culturais atentos às novidades de um dos mais importantes festivais de cinema do país, desta vez cedeu lugar a um programa de televisão. Transmitido pela TV Educativa de Porto Alegre (TVE RS) e pelos sites tanto da TV quanto do Festival, além das redes sociais, a primeira experiência já indica o quanto o alcance pode aumentar.

Com as presenças físicas do curador Marcos Santuario e do presidente da Gramadotur Rafael Carniel, e com a participação virtual dos curadores Pedro Bial e Soledad Villamil, o apresentador do Festival e jornalista Roger Lerina conduziu a divulgação dos longas-metragens brasileiros e estrangeiros selecionados e dos homenageados e, também, a interação com os jornalistas, que participaram enviando perguntas pelo WhatsApp.

Este ano, 146 longas-metragens brasileiros (LMB) e 93 estrangeiros (LME) participaram da seleção. As inscrições dão a dimensão da diversidade cultural do Brasil e dos países ibero-americanos. São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul lideraram as inscrições na categoria LMB, com 46, 30 e 13 títulos inscritos, respectivamente. Já Argentina, Espanha, Uruguai e México saíram à frente com as inscrições entre os longas-metragens estrangeiros, com 49, 10, 6 e 5 títulos inscritos, respectivamente. Ao todo, foram 15 estados mais o DF e 14 países.

Homenageados

O Festival anunciou nesta terça-feira, 18/8, os dois últimos homenageados desta edição do evento: a atriz carioca Denise Fraga receberá o Troféu Cidade de Gramado, e o ator uruguaio César Troncoso ganhará o Kikito de Cristal.

Eles se juntam ao ator Marco Nanini, escolhido para o Oscarito, e a diretora Laís Bodanzky, que será homenageada com o Troféu Eduardo Abelin.

Festival é multiplataforma

Os filmes concorrentes serão transmitidos pelo Canal Brasil, tanto pela televisão quanto pelo serviço de streaming, na GloboSat. Para ter acesso ao conteúdo, é necessário ser assinante de TV, cujo plano contemple o Canal Brasil. Os filmes têm suas peculiaridades de exibição, conforme a categoria. Os longas-metragens brasileiros (LMB) e estrangeiros (LME) terão uma única exibição pela TV. Os curtas-metragens brasileiros (CMB) serão exibidos uma vez pela TV e ficarão disponíveis por 24 horas através do serviço de streaming. Os curtas-metragens gaúchos (CMG) serão exibidos pelo streaming em quatro programas, com títulos agrupados conforme a classificação indicativa. Os programas serão disponibilizados às 14h do dia 19 de setembro e seguem no ar até as 23h59 do dia 22 de setembro. Já os longas-metragens gaúchos (LMG), cujos títulos ainda serão divulgados, terão exibição por streaming entre os dias 19 e 23 de setembro. A programação do Festival de Cinema no Canal Brasil inicia todas as noites, às 19h.

Longas-metragens brasileiros

– Aos pedaços – Rio de Janeiro

Drama ficção experimental

Direção: Ruy Guerra

– King Kong em Asunción – Pernambuco

Ficção

Direção: Camilo Cavalcante

– Me chama que eu vou – São Paulo

Documentário

Direção: Joana Mariani

– O Samba é primo do Jazz – Rio de Janeiro

Documentário

Direção: Angela Zoé

– Por que você não chora? – Distrito Federal

Ficção / Drama

Direção: Cibele Amaral

– Todos os mortos – São Paulo

Drama

Direção: Caetano Gotardo & Marco Dutra

– Um animal amarelo – Rio de Janeiro

Ficção

Direção: Felipe Bragança


Longas-metragens estrangeiros

– Dias de Inverno – México

Ficção

Direção: Jaiziel Hernández

– El Gran Viaje al País Pequeño – Uruguai

Documentário

Direção: Mariana Viñoles

– El Silencio del Cazador – Argentina

Drama / Thriller

Diretor: Martin Desalvo

– La frontera – Colômbia

Drama social

Direção: David David

– Los Fuertes – Chile

Drama, Romance, LGBT

Direção: Omar Zúñiga

– Matar a un Muerto – Paraguai

Drama

Direção: Hugo Giménez

– Tu me manques – Bolívia

Drama

Direção: Rodrigo Bellott