Comédia na Estrada é um festival itinerante de comédia, que acontecerá entre os dias 5 e 15 de maio. Essa será a primeira edição deste festival e, como nome sugere, promoverá apresentações de comediantes por algumas cidades que fazem parte da BR 290. São elas Uruguaiana, Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel e Porto Alegre. Além das apresentações artísticas, que contarão com a presença de artistas locais e da capital, oficinas também integrarão a programação. O festival tem como objetivo difundir e divulgar a arte da comédia stand-up pelo Rio Grande do Sul. Este projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc 14.017/2020

O elenco de atores e comediantes é formado em sua maioria por mulheres negras (60%), LGBTQIA (20%) e 10% imigrantes. O objetivo do festival é difundir e divulgar a arte da comédia stand-up pelo Rio Grande do Sul, além de levar humor ao interior e valorizar a produção artística das regiões, oferecendo oficinas desses comediantes e convidando humoristas locais.

Em virtude da pandemia, as oficinas serão gratuitas e realizadas através de plataforma virtual. Por essa razão, foi pedido aos interessados que preencham um formulário de inscrição para que seja possível organizar as datas e a plataforma de realização. Link: https://bityli.com/f5bs2

As apresentações acontecerão de acordo às regras vigentes de distanciamento controlado e aos protocolos de retomada do setor, sendo gravadas e transmitidas pela internet, no perfil do instagram @comedianaestradabr290 em um modelo híbrido de festival. Em São Gabriel, Rosário do Sul e Alegrete, o valor do ingresso é couvert artístico espontâneo (valor revertido para causas sociais da cidade). Em Porto Alegre e Uruguaiana, doação de alimentos.

Sobre o stand-up

A comédia stand-up, ou stand-up comedy (comédia em pé em tradução livre), tem origem em bares e pequenos pubs estadunidenses, e era usado como introdução aos shows principais da noite. O comediante, por assim dizer, “abria o show” da banda musical que tocaria durante a noite. Com o tempo, os comediantes começaram a ganhar força, e passaram a ser as atrações principais.

No Brasil, apesar de nomes como Dercy Gonçalves, Zé Vasconcelos, Chico Anysio e Jô Soares, fazerem shows de comédia solos desde meados dos anos 1960, foi no final dos anos 1990 que o Stand-up Comedy começou a tomar força e forma em bares e pequenos teatros de São Paulo e Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, mais precisamente em Porto Alegre, esse movimento é bem mais recente, mas igualmente forte. Hoje contamos com vários grupos e dois bares na região metropolitana – Canoas e POA – focados em apresentações de comédia.

Reconhecendo assim que a capital oferece maior número de artistas deste segmento, foram convidados seis comediantes da capital para integrar o elenco do festival e circular pelo interior do RS. O intuito é estimular o trabalho de artistas locais que tenham vontade de fazer stand-up ou outro tipo de humor e não tenham espaço e/ou oportunidade para isso. Através do festival, artistas do interior podem ter a chance de criar um novo campo de trabalho na sua carreira e agradar ao público que consome a comédia pela internet e fazer desse público um público de comédia ao vivo.

Apresentações:

São Gabriel: 5/5 – Na Brasa Burger (Gen Mallet 674 – Centro) – 20 horas;

Rosário do Sul: 6/5 – Pizzaria O Pedaço da Pizza (Rua João Brasil – 1297 – Centro) – 20 horas;

Alegrete:- 7/5 – UK Pizza Burger (Assis Brasil 983 – Cidade Alta) – 21 horas;

Uruguaiana: 8/5 – Vivenda das Artes (Gen Câmara 1403 – Centro) – 20 horas;

Porto Alegre: 15/5 – Casa de Espetáculos (Visconde do Rio Branco 691 – Moinhos de Vento) – 20 horas;