
Criadas ao longo de 2025 com o objetivo de aprofundar debates e articular soluções para temas estratégicos no município e na região, algumas frentes parlamentares da Câmara de Vereadores de Uruguaiana tiveram desempenhos distintos durante seu primeiro ano de funcionamento.
Enquanto a Frente Parlamentar das Pontes concentrou esforços na pauta da infraestrutura binacional, outras iniciativas, como a da Mulher, criada em maio e a da Criança e do Adolescente, estabelecida em agosto, tiveram atuação mais pontual ou deixaram para iniciar os trabalhos efetivamente apenas em 2026.
A Frente Parlamentar das Pontes, presidida pela vereadora Stella Luzardo (União Brasil), foi a que apresentou maior mobilização ao longo do ano. Segundo a Parlamentar, ainda antes de assumir o mandato, em dezembro, foram iniciados contatos com a assessoria do senador argentino Eduardo Vischi para tratar da situação estrutural da Ponte Internacional. Após a posse, a vereadora propôs formalmente a criação da frente e intensificou o diálogo com representantes de Passo de los Libres, lideranças estaduais e federais, além de encaminhar a demanda ao Governo Federal por meio do deputado Luiz Carlos Busato (União Brasil).
Entre as ações realizadas estão a promoção de uma audiência pública na Câmara, que reuniu parlamentares argentinos e representantes de setores como o comércio exterior, e resultou em uma carta-manifesto enviada a ministérios dos dois países. Após o encontro, foram realizadas operações emergenciais de reparo na ponte, e tanto o governo brasileiro, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), quanto o governo argentino anunciaram reformas estruturais. Para 2026, Stella afirma que o trabalho seguirá com foco na concretização dos anúncios e no fortalecimento da articulação regional, diante do que considera uma histórica falta de atenção à infraestrutura da Fronteira Oeste.
Ainda, a Parlamentar considera propor uma frente parlamentar composta por vereadores de todas as cidades que compõem a região da Fronteira Oeste – Uruguaiana, Alegrete, São Borja, Itaqui, Barra do Quaraí, Quaraí, Rosário do Sul, Manoel Viana, Itacurubi, Maçambará, Santana do Livramento, São Gabriel, e Santa Margarida do Sul – com o objetivo de ter mais força política e pensar a infraestrutura no coletivo.
Além de Stella, compõem a Frente Parlamentar das Pontes os vereadores: Marcia Fumagalli (União Brasil); Luis Fernando Peres (PDT); Egídio Carvalho (PP); Joalcei “Juca” Gonçalves (PP); Lilian Cuty (Republicanos); Manoela Couto (PDT); e Vagner “Mano Gás” Garcia (Republicanos).
Criança e Adolescente ficou para 2026
Criada em agosto e presidida pela vereadora Márcia Fumagalli, a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente ainda não realizou ações práticas. Márcia diz que o grupo foi instalado próximo ao recesso legislativo, o que inviabilizou o alinhamento de uma agenda de trabalho. A expectativa, segundo ela, é que as atividades sejam iniciadas em 2026, com foco em pautas como os direitos de crianças e adolescentes com altas habilidades ou superdotação, tema que, conforme destaca, ainda recebe pouca atenção do poder público, apesar de garantias legais como a progressão de nível no ensino.
Além de Márcia, integram a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente os vereadores Stella Luzardo; Celso Duarte (PP); Juca Gonçalves; Lilian Cuty; Manoela Couto; e Mano Gás.
Frente Parlamentar da Mulher
Já a Frente Parlamentar da Mulher, estabelecida em maio e, também presidida por Marcia Fumagalli, promoveu um evento ao longo do ano. O encontro “Debates e Soluções sobre a Violência Doméstica” reuniu representantes da comunidade, movimentos sociais, instituições públicas e lideranças de Uruguaiana, Alegrete, Itaqui e Barra do Quaraí. Realizado no auditório do Colégio Marista Santana, o evento contou com a participação da delegada Tatiana Bastos, diretora do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, e teve como foco o enfrentamento à violência contra a mulher na região.
Compõem a Frente Parlamentar, além de Márcia, Manoela Couto; Luis Fernando Peres; Egídio Carvalho (PP); Juca Gonçalves; Lilian Cuty; Celso Duarte; Mano Gás; e Adenildo ‘Bispo’ Padovan (Podemos).
O balanço das frentes parlamentares evidência que, embora tenham potencial para ampliar o debate político e a articulação institucional, os resultados dependem diretamente da prioridade dada às pautas e do engajamento dos parlamentares ao longo do ano legislativo.








