
Um incêndio que consumiu completamente uma casa localizada na Rua Eustáquio Ormazabal, bairro Bela Vista, resultou na morte de um homem de 64 anos na tarde desta sexta-feira, 27/6.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio ocorreu por volta das 15h20. A casa incendiada fica nos fundos de outra casa, em um ‘beco’, com várias moradias bastante próximas – quase todas de madeira.
A hipótese é de que o fogo tenha sido caudado por um curto-circuito em um chuveiro, quando a filha da vítima o ligou. O morador, auxiliado por vizinhos, tentou conter as chamas, mas o fogo se espalhou rapidamente e a casa foi consumida, fazendo com que a vítima inalasse fumaça.
Em determinado momento, os vizinhos perceberam que o homem estava caído ao solo, inconsciente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e já o encontrou em parada cardiorespiratória (PCR), iniciando as manobras de reanimação. Ele foi encaminhado ao Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU), mas não resistiu.
A Polícia Civil foi chamada ao local. O delegado Welligton Pinheiro, que responde pela 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), acionou o Instituto-Geral de Perícias (IGP),qiue até o fechamento desta edição, periciava o local. Caberá ao IGP apontar com exatidão a causa do incêndio, bem como os pormenores do sinistro.
No local, foi possível observar uma máquina de lavar parcialmente queimada, os portões totalmente reduzidos a cinzas e os restos da propriedade bastante deteriorados pelo incêndio.
ALERTA
Com a chegada do frio, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) reforça os cuidados que a população deve ter para evitar acidentes domésticos comuns nessa época, como queimaduras e incêndios causados pelo uso de aquecedores, lareiras, fogões à lenha e geradores.
Segundo o CBM, é fundamental utilizar apenas aparelhos certificados e seguir as orientações dos fabricantes. No caso dos aquecedores elétricos, por exemplo, é importante evitar o uso de extensões e a conexão em tomadas já sobrecarregadas, além de desligar os aparelhos ao sair do ambiente e manter distância de materiais inflamáveis.
Para lareiras e fogões à lenha, a recomendação é manter o ambiente ventilado para evitar a queda dos níveis de oxigênio e nunca usar líquidos inflamáveis para acender o fogo. Também é importante usar telas de proteção contra faíscas e evitar secar roupas próximas às chamas.
Quanto a motores e geradores, eles não devem ser usados em ambientes fechados devido à liberação de gases tóxicos. O manuseio de combustíveis deve ser feito em locais seguros e com manutenção preventiva conforme o fabricante.
Revisões na rede elétrica também são fundamentais para garantir a segurança.








