‘Inclusão em Movimento’ retoma as atividades hoje e deve ser ampliado em breve

Criado por dois acadêmicos de Licenciatura em Educação Física e uma professora do Curso, todos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o projeto “Inclusão em Movimento” tem a finalidade de desenvolver atividades físicas, esportivas e recreativas para pessoas com deficiência (PcD). “Queremos com isso, incentivar pessoas com deficiência física, visual ou intelectual a iniciar a prática de algumas dessas atividades físicas, como forma de lazer, socialização ou competição”, ressalta o instrutor Henrique Mendes, um dos responsáveis pelo projeto que atende a uma demanda de alunos todos os sábados, nas dependências cedidas pela EMEI Cecília Meirelles.

Iniciado no primeiro semestre de 2017, o projeto de pesquisa e extensão deverá alcançar um público-alvo ainda maior durante este ano. A ideia é tornar possível o desenvolvimento das atividades em um ambiente ainda mais propício para as mais variadas formas de desporto e convívio social para as pessoas atendidas.

Em reunião com o prefeito Ronnie Mello, os acadêmicos Henrique Mendes e Ricardo da Fonseca apresentaram o desenvolvimento das atividades realizadas durante o ano de 2018 e os resultados obtidos. “Nosso objetivo é atendermos um número ainda maior de pessoas”, comenta Ricardo da Fonseca.

Para isso, a parceria com a Prefeitura deve gerar ainda melhores resultados em 2019, com a possibilidade de também serem desenvolvidas práticas esportivas junto à Praça do Esporte e da Cultura (PEC do Esporte), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rui Ramos.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Elton da Rocha, a ideia é proporcionar a ampliação da parceria. “Para isso deveremos já nos próximos dias oficializar essa nova referência para o projeto”, disse.

O prefeito Ronnie Mello disse que projetos como o “Inclusão em Movimento” são de grande e positiva repercussão para a comunidade. “Estaremos sempre dando total apoio para que projetos como esse, possam continuar atendendo a população, gerando com isso melhoria em todos os sentidos aos atendidos”, garante.

Retorno das atividades

O projeto, que estava em recesso, retorna às atividades neste sábado, 26/1. Atualmente cerca de 18 pessoas participam das ações. As modalidades desenvolvidas são: atletismo, bocha, tênis de mesa, circuitos motores, e outras atividades físicas adaptadas para pessoas com deficiência.