Poderão se inscrever os médicos interessados em participar da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1. As inscrições vão de 16 a 20 de janeiro e devem ser feitas por meio do Sistema Revalida.
Segundo o cronograma divulgado pelo Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a prova da primeira fase do exame será aplicada no dia 5 de março em oito capitais: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
O profissional que desejar participar do Revalida, precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e ter diploma de graduação em medicina expedido por uma instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem ou órgão equivalente.
No momento da inscrição, o participante deve informar número de seu CPF, data de nascimento, endereço de?e-mail?e número de telefone fixo ou celular válidos. Os dados pessoais informados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal do Brasil para não inviabilizar a correspondência entre as informações.
Os dados da instituição de educação superior estrangeira de origem do diploma médico e o ano de conclusão do curso de medicina também devem ser indicados. O diploma deverá ser anexado ao sistema do Exame no período da inscrição.
O resultado da análise do diploma será divulgado pelo Inep no dia 23 de janeiro, por meio do Sistema Revalida.
Pagamento?
O valor da taxa de inscrição da primeira etapa do Revalida 2023/1 é de R$ 410. A quantia deverá ser paga até o dia 26 de janeiro, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU cobrança) gerada no Sistema Revalida. O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

