IPTU 2026 já está disponível online

O carnê online do IPTU 2026 (Imposto Predial e Territorial Urbano) já está disponível no portal da Prefeitura de Uruguaiana. A modalidade foi liberada nesta segunda-feira, 15/12. O serviço permite que os contribuintes emitam suas guias de pagamento de forma prática e segura, sem precisar aguardar o envio dos carnês físicos, previsto para janeiro de 2026. Quem optar pelo pagamento em cota única até 10 de fevereiro de 2026 terá 15% de desconto sobre o valor total. 

Para acessar o sistema, o cidadão deve entrar no Cidadão Online, disponível no site oficial (www.uruguaiana.rs.gov.br), e utilizar o menu Área pública – Acesso rápido. É possível emitir a 2ª via do IPTU, Taxa de Fiscalização e Vistoria, Alvará Sanitário, ISSQN-Fixo e Uso de Área. Na opção Segunda via de carnê, IPTU e Atividades, é necessário preencher os campos solicitados, evitando o último zero da matrícula. 

Caso a parcela do IPTU ou de outra taxa esteja em atraso, é preciso acessar Guia de Recolhimento, informar a data desejada de pagamento e gerar o cálculo de multa e juros. Para consultar informações adicionais, o usuário deve fazer Solicitação de acesso, preencher, assinar e entregar o documento no Setor de Protocolo da Prefeitura, acompanhado de RG, CPF, CNPJ ou procuração, quando necessário. Imobiliárias e escritórios de contabilidade devem incluir a lista de cadastros sob sua responsabilidade. 

O sistema também oferece uma área restrita, onde o contribuinte informa CPF/CNPJ e senha, além de uma sequência de verificação, garantindo segurança no acesso. A Prefeitura reforça que usuário e senha são de responsabilidade do contribuinte e que não solicita dados por e-mail. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (55) 3911-3026. 

Além do site, o pagamento pode ser feito via Pix, utilizando o QR Code disponível tanto no carnê digital quanto no impresso, oferecendo agilidade e praticidade ao contribuinte. O cronograma de envio dos carnês físicos será divulgado pela Prefeitura conforme definição do calendário tributário de 2026.