Após as desistências de Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb, e Silvana Lima positivar para covid-19, o Brasil segue com apenas 2 representantes na briga pelo título do ISA Games. Nesta terça-feira, 1/6, Italo Ferreira avançou para a quarta fase nas ondas de El Tunco, em El Salvador, enquanto Filipe Toledo caiu para as repescagens. Já a estreante da equipe brasileira Júlia Muniz deu adeus ao torneio, que definirá as 12 últimas vagas para as Olimpíadas de Tóquio.
Com um total de 9,84, Italo passou raspando em segundo na bateria vencida pela japonês Shun Murakami (9,93). O britânico Luke Dillon (9,73) e o top mundial Matt McGillivray (5,74), da África do Sul, caíram para a repescagem.
Filipe Toledo não teve a mesma sorte e ficou em terceiro no duelo vencido pelo japonês Kanoa Igarashi (12,93), com o francês Michel Bourez (10,44) avançando em segundo. O brasileiro somou apenas 4,7 pontos e, assim como o marroquino Aboubakr Bouaouda (4,4), vai ter que passar pelas repescagens.
Tatiana Weston-Webb e Gabriel Medina deixaram o ISA Games, após estrearem com vitórias em suas baterias. No início da competição em El Salvador, a organização do evento revelou que 28 pessoas, entre atletas e oficiais do evento, testaram positivo para covid-19. Entre eles, a brasileira Silvana Lima, que não pode competir.
A competição organizada pela Associação Internacional de Surfe (ISA) é uma passagem obrigatória para os atletas que vão disputar as Olimpíadas de Tóquio. Ou seja, bastaria entrar no mar em El Salvador para ter o passaporte carimbado para Tóquio. Foi o que fizeram Medina e Tati. Já Silvana tem a seu favor o regulamento, que permite apenas a atletas em situação excepcional, como lesão ou, neste caso, com covid-19, de não participar do ISA Games e mesmo assim manter a vaga nos Jogos Olímpicos. Italo Ferreira completa o quarteto que vai representar o Brasil no Japão, enquanto Filipinho é o primeiro reserva da dupla masculina.


