A maior procura dos consumidores por alimentos saudáveis tem atraído o olhar de grandes companhias para o setor. As Américas do Sul e do Norte têm, juntas, potencial de mercado de US$ 2 bilhões para o segmento. Por isso, a JBS pretende criar uma empresa global dedicada especialmente a alimentos à base de plantas. A empresa segue o exemplo da Marfrig e da ADM que, em maio passado, anunciaram uma joint-venture para proteínas vegetais, a PlantPlus Food.
A JBS entrou no mercado de carnes vegetais em 2019, e a nova empresa planejada pelo diretor-presidente da companhia, Gilberto Tomazoni, reuniria todos os negócios regionais em um empreendimento global. A JBS tem presença considerável no setor, com 57% do mercado de hambúrgueres vegetais no Brasil. Somados os itens da marca Seara, o portfólio chega a 11 produtos. “Temos a base para crescer nesse mercado: capacidade de inovação, investimentos em pesquisa, acordos com empresas globais para fornecimento de ingredientes e presença no varejo. Estamos muito entusiasmados com o que podemos fazer”, disse Tomazoni.

