JU Online destaca legado de Paulo Freire para a educação e a democracia

A edição desta semana do Jornal da Universidade Online, produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), homenageia o educador e filósofo Paulo Freire, no ano do centenário de seu nascimento. Pedagogia do oprimido (1968), livro que Freire produziu durante seu exílio no Chile, é a terceira obra mais citada em trabalhos da área de humanas, conforme levantamento realizado no Google Scholar – ferramenta de pesquisa dedicada à literatura acadêmica.

Para o presidente de honra do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, não há dúvida de que o mestre pernambucano deu grande contribuição à educação para a justiça social e à concepção dialética da educação, uma vez que a filosofia educacional por ele proposta cruzou as fronteiras das disciplinas, das ciências e das artes, para além da América Latina, criando raízes nos mais variados solos.

Gadotti acredita que as ideias do educador continuam válidas “não só porque precisamos ainda de mais democracia, mais cidadania e de mais justiça social, mas porque as escolas e os sistemas educacionais encontram-se hoje frente a novos e grandes desafios”.

Além dessa matéria, a edição traz ainda uma entrevista com Ana Maria Araújo Freire, segunda esposa do intelectual. Ao longo deste ano, ela deverá publicar pela Editora Paz e Terra três obras em homenagem ao marido falecido em 1997 aos 76 anos.

Leia a reportagem e a entrevista completas em https://www.ufrgs.br/jornal/.