URUGUAIANA JN PREVISÃO

Em Brasília

Leite defende requalificação da Ponte Internacional

Maurício Tonetto imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Encontro ocorreu nesta sexta-feira, com a presença de governadores e do presidente Lula.

Na sexta-feira, 27/1, no Palácio do Planalto, os governadores de todos os estados brasileiros participaram de um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, puderam entregar ao Presidente um documento contendo três obras prioritárias para suas regiões. Tal levantamento havia sido solicitado por Lula previamente.

Integração Mercosul é uma das demandas prioritárias elencadas pelo governador Eduardo Leite (PSDB). O projeto contempla a requalificação da Ponte Internacional Getúlio Vargas/Agostín Pedro Justo, que liga Uruguaiana a Paso de Los Libres. Neste mesmo eixo estão ainda a Ponte de Porto Xavier-San Javier (Argentina); Ponte Jaguarão-Rio Branco (Uruguai); dragagem da hidrovia da Lagoa Mirim (Brasil-Uruguai) e a viabilização do gasoduto Vaca Muerta – Porto Alegre.

Para Leite, as demandas demonstram a importância do setor de transporte e a integração entre os países do Mercosul, favorecendo o desenvolvimento econômico, social e político de seus membros e associados através da livre circulação de bens, serviços, capital e pessoas. O Rio Grande do Sul possui localização estratégica para o Brasil em qualquer projeto em que se pretenda potencializar as relações do Mercosul.

A qualificação do eixo norte-sul, também está entre as prioridades do governo, a obra contempla a Região Metropolitana de Porto Alegre ao Porto de Rio Grande, contemplando a extensão da BR-448 de Sapucaia do Sul ao município de Portão, a ampliação da capacidade da BR-116 Norte (complexos Sinos-Scharlau e Esteio), conclusão da duplicação da BR-116 Sul (Guaíba a Pelotas, com as respectivas obras de arte), duplicação do Lote 4 da BR-392 (acesso ao Porto do Rio Grande), bem como a execução da ponte Rio Grande-São José do Norte, que irá permitir ampliação do complexo portuário para a outra margem da Lagoa dos Patos.  

Já para a região Leste-Oeste é contemplada a duplicação de quatro lotes da BR-290 e a conclusão da nova ponte do Guaíba. A BR-290 é a principal ligação do Brasil com seu maior parceiro comercial da América Latina, a Argentina. “Assim, a duplicação desta estrada é fundamental para o desenvolvimento do país, redução do tempo de tráfego, trazendo, também, segurança na trafegabilidade de toda a população”, destaca Leite.  

O governador destacou ainda que todos os elementos apresentados na descrição das obras justificam os investimentos e permitem vislumbrar o avanço e os benefícios que trarão na logística e competitividade econômica do Estado.  

Prefeitura anuncia novos concursos públicos Anterior

Prefeitura anuncia novos concursos públicos

Policiais passam por treinamentos em Brasília Próximo

Policiais passam por treinamentos em Brasília

Deixe seu comentário