
Até as 10h de ontem, 9/5, as inscrições para a edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registraram 2.157.689 candidatos. O número é 23% maior que no ano passado. Em 2017, nesse mesmo período, o Enem tinha 1,7 milhão de inscritos. As provas estão marcadas para 4 e 11 de novembro.
O sistema de inscrição foi aberto às 10h da segunda-feira, 8/5, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e ficará disponível até as 23h59 de 18 de maio.
No valor de R$ 82, o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser feito até 23 de maio. Ao todo, 3.361.468 pessoas já estão beneficiadas com a gratuidade por se enquadrarem em um dos quatro perfis que davam direito à isenção, mesmo assim precisam se inscrever.
Os estudantes da última série do ensino médio de escola da rede pública que não solicitaram a isenção de pagamento, em abril, terão a gratuidade automática ao se inscreverem no Enem.
Para esses participantes, não será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU). A guia será paga apenas pelos candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa reprovada pelo Inep, e pelos que não tinham direito à isenção e estão acessando o sistema pela primeira vez.
Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever, mesmo os que já conseguiram a isenção.
Os estudantes que estão na última série do ensino médio, em escola da rede pública, e não solicitaram a isenção, devem passar pelo processo completo de inscrição. Já os concluintes que fizeram a solicitação previamente, conforme orientado, farão a inscrição simplificada.
Para mais informações acesse a página do participante pelo endereço enem.inep.gov.br.








