
O deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) retirou seud nome da disputa à presidência da Câmara. Ele anunciou apoio à candidatura do gaúcho Marcel Van Hattem (Novo), que foi o deputado federal mais votado no Rio Grande do Sul. Van Hattem, que chegou a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa como suplente conquistou 347 898 votos em outubro passado, 2 166 deles em Uruguaiana.
O acordo foi definido durante reunião na noite de terça-feira, 22/1. Kim é do mesmo partido do atual presidente, Rodrigo Maia, que tenta a reeleição, e é tido como favorito. A disputa conta ainda com o nome de outro gaúcho, o deputado Alceu Moreira (MDB). O parlamentar não tem apoio formal do MDB, até o momento, e outro nome do partido também está na corrida à presidência, o atual vice-presidente, Fábio Ramalho (MG).
A decisão pela candidatura própria segue a linha ideológica do partido de ser independente e desvinculado da velha política. “Estamos com essa candidatura agora para que possamos dar aos brasileiros e aos deputados eleitos neste novo Congresso uma opção vinculada ao que os cidadãos pediram, tanto nas últimas eleições como também nas manifestações de rua. Mais transparência, mais eficiência do Poder Legislativo, foco em revogar leis e desburocratizar. Foco na fiscalização, uma tarefa precípua do Poder Legislativo e que deve ser retomada com muita força, inclusive com a discussão do foro privilegiado”.








