Nesta quinta-feira, 29/7, Mayra Aguiar escreveu de vez seu nome no rol dos maiores atletas olímpicos do país ao conquistar o bronze na categoria até 78kg nas Olimpíadas de Tóquio. Ao vencer a sul-coreana Hyunji Yoon, garantiu seu terceiro bronze olímpico.
O feito de Mayra é histórico em diversos sentidos, a judoca se torna a primeira brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual, antes de Tóquio, já havia subido ao pódio em Londres 2012 e Rio 2016. É, também, a primeira a fazer isso em três Olimpíadas em sequência.
Mayra também chega ao topo do esporte que mais deu medalhas ao Brasil em Olimpíadas, o judô soma 24 pódios em Olimpíadas. Mayra tem três, mais do que qualquer outro no país.
Na luta que decidiu o bronze, Mayra estudou com paciência o jogo da rival. Com menos de um minuto de luta, as duas tomaram shidos em punição por falta de combatividade. Logo depois, Mayra levou a sul-coreana ao chão, imobilizou com um kuzure-kami-shiho-gatame por 20 segundos e garantiu a medalha histórica.


