Mesmo com reformas, 1º BPAF pode não sediar curso de formação

A possibilidade de o 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) não mais receber uma turma de formação de soldados do concurso da Brigada Militar em andamento foi o principal tema abordado na reunião do Movimento pela Segurança Pública de Uruguaiana, realizada na tarde de sexta-feira, 8/6, no salão do júri do Fórum de Justiça.

No último dia 20 de dezembro, uma comitiva formada por representantes dos órgãos que compõem o Movimento se reuniu com o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer. Na ocasião, o grupo entregou ao gestor uma pauta de reivindicações retirada das reuniões realizadas pelo grupo que serviram para debater e diagnosticar a situação da segurança pública no município. Entre os pedidos estava a instalação de uma turma de formação de soldados no 1º BPAF – que já sediou tal curso anteriormente – a fim de auxiliar na busca por aumento de efetivo da unidade policial militar.

Na ocasião, Schirmer se garantiu a instalação de uma turma de 60 anos no 1º BPAF desde que apresentasse condições estruturais para alojar os alunos-soldados. Em vista desta garantia, o 1º BPAF solicitou à Vara de Execuções Criminais (VEC) em Uruguaiana, que faz a gestão das penas pecuniárias, auxílio financeiro para reformas que enquadrariam o quartel nas condições exigidas para sediar o curso. O juiz Guilherme Machado da Silva liberou cerca de R$ 30 mil para a reforma, que já foi concluída.

Porém, até o momento, além de não haver manifestação formal da Secretaria de Segurança Pública informando que o 1º BPAF sediará uma turma, em resposta a um ofício à Câmara de Vereadores da Barra do Quaraí, a SSP informou que Santana do Livramento sediará os cursos de formação para o Comando Regional da Fronteira Oeste (CRFO), retirando assim Uruguaiana da lista de cidades a sediar o curso, o que contraria abertamente o posicionamento anterior, firmado em reunião pelo secretário Schirmer.

Considerando tal situação, o Movimento pela Segurança Pública optou por elaborar e encaminhar à Secretária de Segurança Pública um ofício acerca do tema, reforçando o pedido, lembrando do posicionamento do Secretário e solicitando um posicionamento formal acerca do tema.

Polícia Civil

Outro tema tratado na reunião foi o efetivo reduzido da Polícia Civil, considerando inclusive que vários policiais lotados no município já alcançaram as condições de aposentadoria e há informações de que deverão protocolar seus pedidos nas próximas semanas. Além disso, houve manifestações preocupadas com o fato de que Uruguaiana está contando atualmente com somente dois delegados de polícia, respondendo por seis delegacias, enquanto a terceira delegada lotada no município está em licença maternidade e não houve substituição, nem mesmo temporária.

Um ofício acerca do tema também deverá ser encaminhado à SSP.