Mortes de pessoas entre 30 a 49 anos aumentam mais de 100% em Uruguaiana

O aumento percentual de mais de 211% no número de óbitos por Covid-19 de pessoas mais jovens, na faixa etária entre 30 a 39 anos, e de 159% na população de faixa etária entre 40 e 49 anos, contabilizados pelos Cartórios de Registro Civil de Uruguaiana no mês de abril, são claros em apontar que a vacinação em massa de sua população é o melhor caminho para a crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus.

Ainda aguardando o cronograma de vacinação para suas idades em Uruguaiana, a população mais jovem viu crescer os números percentuais de óbitos no último mês, mesmo quando comparados a março deste ano, tornando abril o mês que registrou o maior número de mortes causadas pelo novo coronavírus no Estado, e também em relação à média de mortes de sua faixa etária desde o início da pandemia.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, disponível no link https://bit.ly/3fyPxZd, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

Em Uruguaiana, a faixa etária que registrou o maior percentual de aumento em relação à média desde o início da pandemia foi a da população entre 30 e 39 anos, com aumento percentual de 211% nas mortes por Covid-19 em relação à média de mortes desta faixa etária desde o início da pandemia. A população de 40 e 49 anos, também registrou crescimento, de 159% no número de óbitos em abril na comparação com o período que vai de março de 2020 a março de 2021. Na sequência, a faixa etária que vai dos 50 aos 59 anos viu o aumento do número de óbitos crescer 22% em relação à média para esta faixa etária desde o início da pandemia.

Ainda em crescimento, mas em patamares inferiores, a população entre 60 e 69 anos registrou aumento de mortes de 12% em relação à média desta idade no período, com um crescimento de falecimentos, passando de 14 em março para 32 em abril. Nas demais faixas etárias, já vacinadas, o número de óbitos caiu em relação à média desde o início da pandemia, reduzindo 24% na faixa entre 70 e 79 anos, 45% entre 80 e 89 anos, e 80% na população entre 90 e 99 anos.

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul foi o terceiro Estado do Brasil com maior crescimento percentual na faixa etária dos 20 aos 29 anos, registrando aumento de 101%, enquanto no país este crescimento foi de 38%. Já em relação à faixa etária dos 30 aos 39 anos, o Estado esteve abaixo da média nacional, com 39%, enquanto o brasil teve crescimento médio de 56% Já entre a população de 40 aos 49 anos, o RS ficou acima da média nacional, com um aumento de 94%, frente aos 57% do País. Esse aumento de óbitos acima da média nacional também foi registrado nas faixas de 50 a 59 anos e 60 a 69 anos, com 80% e 33%, respectivamente, enquanto o Brasil apontou crescimento de 54% e 22%.