
Na tarde desta terça-feira, 27/5, foi realizada a audiência de custódia de Bruno de Souza Leão, de 86 anos, o motorista do veículo Jeep Renegade que esteve envolvido em um acidente fatal, no centro da cidade, no último domingo, 25/5. O acidente resultou na morte de João Francisco Abreu dos Santos, de 63 anos.
Leão estava preso na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU) desde o domingo, após ter sido autuado em flagrante por homicídio na direção de veículo automotor.
Durante a audiência, a Justiça decidiu converter a prisão preventiva em prisão domiciliar. A principal justificativa para a medida foi a idade avançada do acusado. Conforme a legislação, idosos com mais de 70 anos que apresentem condições de saúde que dificultem ou impossibilitem sua permanência no sistema prisional podem cumprir a pena em casa.
Procurado pela redação do CIDADE, o defensor de Leão, advogado Getúlio Vargas, disse que neste momento não irá se manifestar sobre o caso. “O caso está sob investigação da autoridade policial e seria prematuro”, disse.
O acidente
O acidente ocorreu por volta das 14h15, no cruzamento das ruas Doutor Maia e Quinze de Novembro, no Centro de Uruguaiana. João Francisco Abreu dos Santos pilotava uma motocicleta Honda CG 125 de cor vermelha pela Rua Doutor Maia que, no cruzamento, foi atingida pelo carregado conduzido por Leão, que trafegava pela Rua Quinze de Novembro.
Após o impacto, João Francisco foi arremessado da moto, caindo sobre o capô do veículo e prensado contra a fachada de uma loja. O automóvel só parou após colidir com o muro do Lions Clube.
João Francisco foi socorrido inicialmente por uma enfermeira e um acadêmico de medicina que passavam pelo local no momento. E logo depois, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou manobras de reanimação no local e chegou a encaminhá-lo ao Pronto Socorro Municipal, ainda com sinais vitais. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu por volta das 15h30. A vítima sofreu traumatismo crânio cefálico e torácico, além de fraturas em ambos os braços.
Bruno Leão já possui antecedentes pelo mesmo tipo de crime. Em abril de 2021, ele se envolveu em outro acidente de trânsito com vítima fatal, quando conduzia o mesmo veículo pela BR-472, nas proximidades da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), em Uruguaiana. Na ocasião, atropelou Jorge Adriano de Almeida dos Santos, que foi arremessado para dentro de um arroio, ficando parcialmente submerso.








