Mudança permitirá ampliação da oferta de cursos e vagas aos estudantes.

Com agenda em Brasília durante toda essa semana, uma das reuniões do prefeito Ronnie Mello na capital federal foi com o Ministério da Educação (MEC) para viabilizar a expansão da unidade de Uruguaiana do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A iniciativa visa transformar o Campus Avançado da instituição em Campus.

A mudança vai permitir a ampliação da oferta de cursos e vagas aos estudantes. No modelo de Campus Avançado, o IFFar Uruguaiana oferece quatro cursos técnicos. Com a alteração, a unidade vai poder aumentar as capacitações e também ofertar graduação. Além disso, a instituição receberia um acréscimo no orçamento para a expansão e também novos servidores docentes e técnicos administrativos.

Em agosto de 2021, a Prefeitura de Uruguaiana e o IFFar fizeram solicitações formais ao Governo Federal para a execução da medida, uma vez que a gestão da instituição havia realizado algumas adequações para a transformação.

Em 2022, foi montado um grupo de trabalho para a realização de estudo sobre a expansão das unidades no país. Ele foi composto pelo Conif (Conselho Nacional dos Institutos Federais) e por representantes dos reitores dos institutos federais e da Secretaria de Educação Tecnológica (Setec), que integra o Ministério da Educação (MEC).

Com base nos relatórios da Setec, o Campus Avançado de Uruguaiana está entre as oito unidades que melhor atendem as exigências. O MEC vai finalizar essa avaliação nos próximos meses. No entanto, aguarda o projeto de lei para a criação de novos cargos, além da liberação de recursos de infraestrutura para essas unidades.

“No nosso entendimento a estrutura tem plena capacidade de ser uma das escolhidas para a expansão. Assim, mais jovens terão a oportunidade de buscar a qualificação profissional. Trouxemos a pauta até Brasília para que essa conquista tão logo se concretize”, disse o prefeito Ronnie Mello.

Com base nos relatórios, o MEC concluiu que pretende realizar a expansão dessas unidades nos próximos meses. De acordo com a Setec, a meta é a expansão das unidades Campus Avançado nos dois primeiros anos de governo (2023 e 2024).

Dentre os projetos desenvolvidos pelo IFFar em Uruguaiana, está a criação de sistemas de informatização de dados do Cemitério Municipal e Biblioteca Municipal. Os trabalhos, entregue no mês de dezembro de 2022 à Prefeitura de Uruguaiana, foi feito por 33 alunos do curso de Técnico em Informática. A iniciativa visou dinamizar o trabalho do dia a dia das equipes da Prefeitura que operam nas duas localidades.

Participaram da reunião realizada nesta terça-feira em Brasília: o prefeito Ronnie Mello; a reitora do IFFar, Nídia Heringer; o diretor do IFFar Uruguaiana, Jhonathan Silveira; o diretor de Desenvolvimento de Rede da Setec, Marcelo Bregagnoli; e a diretora de Políticas e Regulação de Educação Profissional da Setec, Carla Jardim.