
O Hospital Santa Casa de Uruguaiana está realizando um mutirão para realização de exames de endoscopia. A ação ocorre aos sábados e visa zerar a lista de espera pelo procedimento.
A gestora administrativa da instituição, enfermeira Thaís Aramburu, explica que situações como a redução no número de procedimentos ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, elevaram a demanda, deixando uma lista de espera pelo exame. A expectativa é de que a lista seja zerada em três meses. São 20 endoscopias realizadas a cada sábado, além dos exames ao longo da semana. “Foram realizados 40 procedimentos em duas semanas de mutirão. Até o final, mais aproximadamente 120 exames devem ocorrer”, projeta.
Endoscopia
A esofagogastroduodenoscopia ou simplesmente endoscopia, é um exame que permite a visualização, através de uma câmera, da parte superior do trato gastrointestinal, composta por esôfago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino delgado).
O exame é realizado a fim de diagnosticar pacientes com queixas envolvendo dores de estômago, dificuldade ou dor para engolir, queimação, vômitos ou quaisquer desconfortos em regiões onde os órgãos do sistema digestivo estão localizados; para realização de biópsias; ou ainda para retirada de objetos que possam ter sido engolidos acidentalmente. O procedimento é dividido em duas pequenas etapas: a sedação do paciente e a introdução do endoscópio.








