ANC supera 100 mil registros em 2025 e avança 65% em um ano
Entidade, que inspeciona mais de 30 raças bovinas, atribui resultado ao momento favorável da pecuária. Crédito: Alexandre Stefani/Especial/JC

A Associação Nacional de Criadores-Herd-Book Collares (ANC) teve um aumento de 65,4% nos registros genealógicos, no comparativo entre 2024 e 2025. De 60 543, o total passou para 100 186 registros em mais de 30 raças bovinas inspecionadas pela entidade. 

Para a ANC, o crescimento no número de animais registrados é reflexo da qualificação da pecuária nacional como um todo. “Quando aumenta o número de matrizes e de machos registrados, a gente sabe que os produtores estão se preocupando com a origem desses animais, consequentemente com o potencial produtivo deles, e aí a gente fala tanto em origem e fenótipo, quanto em melhoramento genético”, explica a superintendente de Registro Genealógico da entidade, Silvia Freitas. 

Ela também pontua que, quanto mais se conhece os animais, mais se consegue selecionar e qualificar os rebanhos em termos de ganho de peso e de características de carcaça, aumentando assim a produção e a lucratividade. Silvia diz, ainda, que o principal objetivo é sempre que a geração seguinte seja melhor do que a anterior. “E isso se faz com uma seleção bem-feita através do conhecimento de cada indivíduo”, observa. 

Silva diz ainda que a conscientização e a confiança do produtor no trabalho de inspeção técnica da ANC contribuíram para o crescimento dos registros. “Os animais que passam em nossa inspeção atendem a um padrão racial e vão atribuir padronização aos lotes para comercialização. São animais que apresentam características morfológicas produtivas e criados com foco em melhoramento genético”, afirma. 

A ANC registra animais de 35 raças bovinas e três raças equinas, nas categorias pura de origem (PO), puro controlado (PC), puro por avaliação (PA), puro sintético (PS) e produtos sob o controle de genealogia (CCG). 

Raças registradas pela ANC 

BOVINOS 

Aberdeen Angus 

Ayrshire 

Black Hereford 

Blonde d’Aquitaine 

Blonel 

Bonsmara 

Canchim 

Charolês 

Devon 

Dinamarquesa Vermelha 

Droughtmaster 

Flamenga 

Galloway 

Gasconne 

Gelbvieh 

Greyman 

Herens 

Hereford 

Limousin 

Lincoln Red 

Maine Anjou 

Marchigiana 

Murray Grey 

Normando 

Pinzgauer 

Pitangueiras 

Red Poll 

Retinta 

Salers 

Shorthorn 

South Devon 

Speckle Park 

Sueca Vermelha 

Tarentaise 

Texas Longhorn 

EQUINOS 

Marchador do Tennessee 

Morgan 

Percheron