URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cavalo Crioulo

Final do Movimiento a La Rienda define seus campeões

Felipe Ulbrich/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Cleiton Guimarães de Vargas.

De berço chileno, difundida em solo argentino, cada vez mais amada por brasileiros, assim está sendo o caminho da modalidade, Movimiento a La Rienda, que chegou a sua 13ª Final, neste domingo, 29, reunindo ginetes e cavalos campeões, somando 58 inscrições, com palco para sediar essa importante final foi a Arena Coberta no Parque de Eventos Quielse Crisóstomo da Silva, na cidade paranaense de Campina Grande do Sul. Selando a irmandade por meio da modalidade, o intercâmbio de julgamento, trouxe para avaliar o desempenho dos conjuntos em pista ao lado dos jurados Luis Rodolfo Machado e Romeu Koch a presença do jurado argentino Andres Lallane Salas, com supervisão do Técnico do Cavalo Crioulo, credenciado à ABCCC, Heitor Cheuiche Coelho.

Em um total de 11h30 de prova, os 58 conjuntos que entraram em pista, contaram com a avaliação experiente de uma década de julgamento em Finais Movimiento a La Rienda de Andres Lallane Salas, vindo de Mendonza [Argentina], que destacou a qualidade encontrada em pista “Para mim é uma honra muito grande, estar aqui acompanhando os amigos e sendo testemunho do crescimento da prova. Hoje tivemos uma prova com muitos cavalos, um dia completo de julgamento, tendo destaque para ginetes e paradas muito boas. O Movimiento a La Rienda segue vivo aqui no Brasil e cresce como nunca”, destaca Salas.

Somando sete categorias ao todo, divididas entre Crioulos do Futuro, Amador B, Amador A, Profissional B, Profissional A, Infantil e Feminina, os premiados subiram ao pódio para receber os R$ 60 mil em prêmios.

No topo mais alto do pódio na categoria que é destinado aos animais com até 3 anos hípicos de idade, fica um nome já conhecido da modalidade e se torna heptacampeão: Cleiton Guimarães de Vargas. Conduzindo AL Pérola da Cola Larga, uma filha do Freio de Ouro Ganadero da Harmonia e mãe La Estância Vem Pras Casa, criada e exposto por Lair Christ, Cabanha Cola Larga e Cabanha Pilger, Salvador do Sul e Harmonia, o conjunto alcançou a média de 50,067 pontos. A gateada também foi domada pelo próprio ginete.

Começando a disputa profissional, daqueles que trabalham, por exemplo, como ginetes e/ou domadores, a disputa consagra um bicampeão. Entrando em pista para defender o título que conquistou no ciclo 2021, Guilherme Rosset dos Santos conquista o campeonato da categoria. Com A Lo Largo Guapuruvu, montaria de sua própria doma, o conjunto finalizou a prova com a média de 51,500. O picaço salgo esquerdo é filho de Água de Los Campos Y Maquena e Paineira da Quinta, criação de Péricles P. Druck e Paulo Roberto Souto e exposto por Amanda e Aline Carlos Gomes, CT Volmir Guimarães, Viamão.

Essa categoria contou com a participação de conjuntos experientes na modalidade, já levando prêmios em outras oportunidades e também contava com a defesa de título. Ao terminar a Final do Movimiento a La Rienda de 2021 com a 4ª colocação no Crioulos do Futuro e na 11ª colocação no Profissional A, em 2022 chegou a vez de Fagulha da Oca se tornar campeã da categoria. Conduzida por Cleiton Guimarães de Vargas, o conjunto obteve a média de 56,583 pontos. A baia bragada é filha de Grito Fuerte 210 da Vendramin e Butiá Oliva, criada por Oto Breier, exposta nesta Final por Bruna Léticia Kruger, Cabanha Oca, Mafra (SC).

Conduzida por Mateus Schutz de Oliveira, a tostada, Ganância dos Castanheiros, são figuras conhecidas na Final do Ciclo, onde no anterior, conquistaram o segundo lugar na Categoria Amador B, mas neste domingo, 29, juntos somaram 48,817 pontos de média, conquistando o título de Campeões da categoria Amador A, na Final do Movimiento a La Rienda 2022. Ela é filha de BT Hospedeiro e Águia dos Castanheiros, criada por Miguel e Rodrigo Scarpellni Campos, exposta por Graziela Flonisia Schutz, CT Pablo Oliveira, Palhoça (SC),

Competindo na modalidade desde 2020, Ganância dos Castanheiros chega ao primeiro título na categoria Amador B do Movimiento a La Rienda 2022, lugar em que chegou muito perto no ciclo de 2021, quando ficou na segunda colocação. Conduzida por Ronaldo Silvestre Prim, a tostada é criação de Miguel e Rodrigo Scarpellini Campos, exposta por Graziela Schutz, CT Pablo Oliveira, Palhoça (SC). O conjunto alcançou a média final de 48,667 pontos.

Em sua primeira conquista na Categoria Feminino, Renata Cristini Kreusch conduzindo Lord Z da Roraima, somou 38,900 pontos, levando assim o título de Campeã do Movimiento a La Rienda 2022. O douradilho bragado salino rabicano é filho de Viragro Indio Guapo e Cabocla da Roraima, criação de Rivadavia Fiorillo Menarim, exposto por Aluisio Vieira, Fazenda Roraima, de Castro (PR).

Imponente da Naco conduzido por Ligia Batisti, consagraram-se campeões na Categoria Infantil, na Final do Movimiento a La Rienda 2022, o conjunto somou 38,367 pontos. Imponente, um rosilho tostado, é filho de Mujeriego da Reconquista e Bailanta da Aguapey, criado e exposto por Vilmar Costa, Cabanha Naco da Estivinha, Maracajá (SC).

Anterior

Uruguaiana sediará Classificatória ao Freio de Ouro 2023 em junho

Marcha Anual de Resistência tem nova data Próximo

Marcha Anual de Resistência tem nova data

Deixe seu comentário