Cidade paranaense abriu ciclo de Outono das Exposições Passaporte
Oito animais garantiram vaga para a final da Morfologia, que ocorre em Esteio, em setembro. Crédito: Raphael Rosa Camargo/RCBilo

O Ciclo de Outono de 2026 das Exposições Passaporte começa com alto nível. Os aprumos superiores, a feminilidade e a boa garupa garantiram o título de Melhor Exemplar da Raça para a potranca menor Aurora da Cabanha 2 R (Box 54) na 1ª Exposição Passaporte de Outono do ciclo 2026 do Cavalo Crioulo, na Lapa (PR). Da Cabanha Santa Larissa, de Tijucas do Sul (PR), a fêmea colorada já havia conquistado o título de Melhor Exemplar Incentivo em maio de 2025. Emocionado, o jurado da prova, Roberto Martins Crespo, destacou a qualidade da disputa. “É emocionante julgar uma exposição tão importante para a raça Crioula. A grande campeã entrou em pista com vontade de ganhar a prova, caminhando muito bem. Os detalhes que fizeram com que ela superasse a segunda colocada foram os bons aprumos e a linha superior”, destacou o avaliador.  

Ao total, quatro machos e quatro fêmeas garantiram vaga para a final da Morfologia em Esteio. Na disputa entre os machos, o vencedor foi o potranco menor RE Vinhaço (Box 30). O colorado nasceu em 2023 e tem como pais Del Oeste Zorrino e RE Franquia. Oriundo da Estância Liberdade, de Rolante, foi exposto por Evaldo da Rosa e teve como cabanheiro Daniel Silveira. “O potranco caminha muito bem e tem boa cabeça com orelhas pequenas. Também tem boa garupa e excelentes aprumos. Sua linha superior foi uma das principais razões para superar os outros exemplares”, ressaltou Crespo.  

Esta é a primeira vez que Lapa recebe a seletiva. Fundado em 2012, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Planalto Paranaense (NCCCPP) contou com 72 animais marcados e 22 incentivos, totalizando 94 exemplares em sua estréia no Parque de Exposições e Eventos da Lapa. “Foi um esforço geral da diretoria e dos seus integrantes. Estamos muito contentes com o número de participantes e o nível dos animais. É um orgulho para nós poder organizar a primeira Passaporte do núcleo e, também, a primeira seletiva morfológica de 2026”, comemorou Eduardo Braga, diretor do núcleo paranaense.    

Bruno Wagner da Silva compôs a dupla de jurados da seletiva morfológica. Gustavo Arhanitsch foi o técnico supervisor do evento. Ricardo Malheiros de Souza foi o apresentador e comentarista. Conforme o calendário de seletivas da ABCCC, mais 17 Exposições Passaportes serão realizadas até julho de 2026, passando pelas cidades Caçapava do Sul, Bagé, Campo Grande (MS), Tapejara, Esteio, Uberaba (MG), Uruguaiana, Goiânia (GO), Jaguarão, São Borja, Sorriso (MT), Lavras do Sul, Santa Vitória do Palmar, Ourinhos (SP), Santa Rosa (RS), Gaspar (SC) e Pelotas. 

Melhor Exemplar da Raça Incentivo 

Dentre os 22 animais que concorreram na categoria Incentivo, o título de Melhor Exemplar ficou com a potranca Nobreza da Oca (Box 21). Proveniente da Cabanha Oca, de Mafra (SC), a fêmea oveira colorada foi exposta por Oto Breier e tem como pais Índio Valente da Oca e Hortelã Pimenta da Oca. Ambos os pais de Nobreza da Oca contam com passagens por seletivas morfológicas. No caso do pai, o exemplar já foi Melhor Exemplar da raça, título adquirido na Exposição Passaporte de Guarapuava, em 2023.  

O cabanheiro Luciano Fernandes ressalta que a potranca faz parte da primeira geração de Índio Valente da Oca, reforçando a genética de qualidade. “Estamos muito felizes, a exposição foi de alto nível. Essa vitória foi um sinal de que a aquisição do pai dela deu certo. Em sua primeira geração, obteve ótimos resultados. Agora, ela vai ser solta a campo para terminar seu desenvolvimento. Depois da primavera, ela volta para participar da Passaporte do ciclo de 2027”, garante Fernandes.  

GRANDE CAMPEONATO MACHOS 

Grande Campeão e Campeão Potranco Menor 

Box 30 Re Vinhaço
Criador e expositor: Evaldo Francisco Da Rosa
Estabelecimento: Estância Liberdade, Rolante
Cabanheiro: Daniel Silveira 

Reservado Grande Campeão Reservado Campeão Potranco Menor  

Box 25 Ponteiro da Solofino
Criador e expositor: Hellton Mottin
Estabelecimento: Cabanha Solofino, Colombo (PR)
Cabanheiro: Vinicius Pereira 

Terceiro Melhor Macho e Terceiro Melhor Potranco Menor 

Box 26 Universo Do Encantto 
Criador e expositor: Parceria Irmãos Comiotto 
Estabelecimento: Cabanha Encantto, Veranópolis
Cabanheiro: Michelangelo Streb 

Quarto Melhor Macho E Quarto Melhor Potranco Menor 

Box 31 Jaguar De Santa Larissa – TE
Criador e expositor: Luiz Kendy Maeda
Estabelecimento: Cabanha Santa Larissa, Tijucas do Sul (PR)
Cabanheiro: Edson Luiz Da Rosa 

Grande Campeonato Fêmeas 

Melhor Exemplar da Raça, Grande Campeã e Campeã Potranca Menor 

Box 54 Aurora Da Cabanha 2 R
Criador: Renato Rosa Da Silva 
Expositor: Luiz Kendy Maeda 
Estabelecimento: Cabanha Santa Larissa, Tijucas do Sul (PR)
Cabanheiro: Edson Luiz Da Rosa 

Reservada Grande Campeã E Campeã Potranca Menor  

Box 71 Sacrapalma Baronesa 
Criador: Cabanha Sacrapalma
Expositor: Evaldo Francisco Da Rosa
Estabelecimento: Estância Liberdade, Rolante
Cabanheiro: Daniel Silveira 

Terceira Melhor Fêmea e Campeã Égua Adulta 

Box 82 Lem Opera 
Criador e expositor: Luiz Eduardo Mehl
Estabelecimento: Cabanha Triunfo, Palmeira (PR)
Cabanheiro: Gilson Souza 

Quarta Melhor Fêmea E Reservada Campeã Potranca Menor  

Box 62 Trinidad Do Ribeirão Bonito 
Criador e expositor: Arison Jung 
Estabelecimento: Cabanha Ribeirão Bonito, Guarapuava (PR)
Cabanheiro: Claudio Ribeiro