URUGUAIANA JN PREVISÃO

Fim de ano

Comércio inicia contratação de temporários

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Com a chegada das festas de fim de ano, a contratação de vagas temporárias começa a surgir para garantir sucesso nas vendas. Os temporários pertencem a um tipo de contrato de trabalho com período de duração determinado para atender às necessidades de acréscimo extraordinário de serviços. Em Uruguaiana, essa tendência também está sendo observada.

Conforme o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas), Paulo Locateli, as expectativas são positivas e os trabalhadores do setor estão animados com as movimentações de Natal. "Passamos por um período de pandemia e foram dois natais bem fracos para o comércio. Isso se dá porque o pessoal estava ainda com receio ainda de fazer confraternizações devido à covid-19. Com isso, as reuniões de fim de ano das firmas foram escassas, o que contribuiu com uma grande parcela de pessoas que deixaram de fazer compras. Nesse ano de 2022, as atividades estão praticamente todas retomadas e a vida normal já foi retomada. Por isso, o setor está otimista com as vendas de Natal e ano novo.", explica.

Locateli conta que em parceria com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, o Sindilojas está analisando a questão das "Noites Mágicas" que são horários estendidos de funcionamento do comércio. As celebrações deverão ocorrer próximas ao Natal e tem o objetivo de alavancar as vendas.

Outro chamariz para o público comparecer às ruas e realizar suas compras é a Feira do Livro realizada pela Prefeitura sempre em uma data entre os últimos dois meses do ano e um show organizado pelo Sindicato. O evento do Sindilojas está previsto para ocorrer no dia 3 de dezembro. "Isso tudo movimenta a comunidade, as pessoas saem de casa e ficam até mais tarde nas ruas e aquece o mercado", observa o Presidente.

A respeito das contratações, alguns estabelecimentos comerciais já começaram as buscas para efetivações de profissionais para temporário. "Muitas pessoas que começam a trabalhar nessa época acabam sendo efetivados. Creio que 70% dos que são contratados acabam ficando na firma", finaliza Paulo.

De acordo com o coordenador de Agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social / Sistema Nacional de Emprego (Fgtas/Sine) em Uruguaiana, Wilson Fossari Junior, houve um aumento de pedidos de vagas pelas empresas nas últimas semanas no comércio, serviços, mas as vagas temporárias estão se restringindo à construção civil.

"Não houve aumento significativo de vagas temporárias no comércio, até o momento. No entanto, haverá uma seleção nesta sexta-feira, 4/11, às 9 horas na FGTAS/SINE, para dez vagas para Servente de Obras", afirma Wilson.

O empresário Mohamad Thalji reforça que as expectativas são altas para este final de ano. Nessa época, a empresa acrescenta no quadro de funcionários cerca de 15%. "O comércio uruguaianense vem com força, estamos confiando muito nesse final de 2022 e início de 2023. Realizamos contratações para suprir a demanda e já tivemos aumento de funcionários de reforço no último trimestre do ano, mas ainda não foram preenchidas todas as vagas" conta.

De acordo com o empresário Ismael Baklizi, é esperado o aumento de vendas em 18% em relação ao ano passado. Além disso já iniciou o período de contratações de funcionários temporários. Serão, em média, 80 pessoas integrando o time de funcionários.


Vendas do comércio crescem 1,1% de agosto para setembro Anterior

Vendas do comércio crescem 1,1% de agosto para setembro

Confiança do empresário do comércio cresce em outubro Próximo

Confiança do empresário do comércio cresce em outubro

Deixe seu comentário