URUGUAIANA JN PREVISÃO

Turismo

Uruguaiana participa da Festuris em Gramado

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Uruguaiana participou na última semana da 34ª edição da Feira Internacional de Turismo em Gramado (Festuris). O município marcou presença em eventos e atividades nos estandes do governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Planalto Transportes. O evento, que ocorreu entre os dias 3 e 6 de novembro, é considerado uma das maiores feiras de negócios de turismo da América Latina.

Nesta edição, no estande da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) foi lançado o pacote "Vinhos, Fronteira e Missões", da Agência de Turismo Sete Rotas, da uruguaianense Mari Maldonado. Além disso, foi realizada uma degustação de vinhos e queijos produzidos em Uruguaiana e arredores com a participação da Bodega Sossego, da Vinícola Campos de Cima e da Canto Queijaria.

No estande da Planalto Transportes foi lançado o pacote "Carnaval de Uruguaiana 2023: a melhor festa fora de época do país", com a participação de representantes de todas as escolas de samba do município. Passistas, rainhas, mestre-sala, porta-bandeira e a bateria de uma representação de todas as agremiações carnavalescas fizeram a festa no final da tarde.

A diretora de Turismo da Setur, Cláudia Mara Borges, dissertou sobre o desenvolvimento de um trabalho sério em torno do setor, além da retomada do pós-pandemia e de projetos conjuntos entre o município e o Estado, durante o Festival. O objetivo foi contribuir para o desenvolvimento do setor e reforçar a vocação turística do Estado, assim como conectar marcas, destinos e pessoas.

Conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Sul foi o segundo destino do país mais procurado por estrangeiros em 2021. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Outro levantamento, esse divulgado pelo Ministério do Turismo, por meio da Pesquisa de Sondagem Empresarial com Agências e Operadores de Turismo no Brasil, apontou Gramado como a cidade mais procurada por turistas brasileiros no país, entre os meses de maio e junho de deste ano.

De acordo com o prefeito Ronnie Mello a divulgação do turismo local, diante de um evento do porte internacional do Festival de Gramado, atingiu os objetivos, levando o nome de Uruguaiana ao conhecimento de todos os operadores do setor. "São feiras como essa que auxiliam o desenvolvimento das atrações que temos à disposição de nossos visitantes", conta o Prefeito.

Turismo no Estado

Em abrangência estadual, o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub, fez uma síntese do trabalho desenvolvido durante a Feira e celebrou os dados positivos alcançados em parceria com os municípios do Estado. Além disso, antecipou novos projetos que serão desenvolvidos ao lado de Uruguaiana.

O programa Avançar, que promove investimentos no Rio Grande do Sul, prevê R$ 198,6 milhões em recursos do governo do Estado para o turismo gaúcho. Esse valor é quase vinte vezes maior do que o total investido pelo Executivo estadual no setor nos últimos 17 anos. Do montante, são R$ 132,7 milhões para infraestrutura turística e R$ 65,9 milhões para nove parques urbanos - esses, em convênio com municípios. O programa contempla 122 cidades, com 151 projetos no total.

Por ser um dos setores mais afetados pela pandemia, o Estado deu maior atenção ao turismo. Nessa área, houve um investimento de quase R$ 200 milhões de forma direta. Ainda ocorreram ações de qualificação em estradas, aviação regional e até mesmo na segurança pública, onde os indicadores de criminalidade baixaram significativamente. Tudo isso contribui de forma a alavancar o turismo no RS.

"Em nosso governo, retomamos o protagonismo do turismo no Estado com uma pasta focada no setor. Estamos fomentando e prestigiando diversos eventos no pós-pandemia. Nosso planejamento, assim como no programa RS Seguro, está calcado nos 3Is, que são ampliar os investimentos, promover a integração e trabalhar a inteligência no setor", afirmou o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub.

O 34º Festuris foi considerado o maior e melhor de todas as edições. Registrou um crescimento de 120% em relação ao ano passado, 16% comparado com 2019, mais de 2,7 mil marcas em exposição, 12,5 mil inscritos e mais de 40 destinos internacionais. A 35ª edição do evento que ocorrerá em 2023 está marcada para acontecer entre os dias 9 e 12 de novembro.


Anterior

Entidades dão a largada para a organização da Fenasul Expoleite

Angus lançará manual de sustentabilidade na Expointer Próximo

Angus lançará manual de sustentabilidade na Expointer

Deixe seu comentário