URUGUAIANA JN PREVISÃO

Carne brasileira

China levanta embargo às importações e habilita novas plantas

A missão oficial do governo brasileiro à China nesta semana foi avaliada como positiva pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o ministro Carlos Fávaro, a primeira conquista da viagem, que iniciou no dia 22, foi o anúncio do governo chinês de levantar o embargo às importações de carne bovina brasileira, que estavam suspensas desde fevereiro, após a confirmação de um caso de vaca louca no Brasil. O embargo foi suspenso pela China após 29 dias de negociação, com o cumprimento de todos os protocolos por parte do Brasil. "Essa rapidez, não precarizando em hipótese alguma a qualidade e a segurança necessária para a relação comercial, mostra a relação afetuosa e profícua entre os dois países. A última vez que aconteceu um caso desses, foram mais de 100 dias para o embargo ser levantado", disse o ministro.

Fávaro também comemorou a habilitação de quatro novas plantas frigoríficas brasileiras para exportar para a China, o que não ocorria desde 2019, além da retomada de duas plantas frigoríficas que estavam suspensas. "Temos hoje mais de 50 plantas frigoríficas cadastradas para serem avaliadas pelo governo chines. As oportunidades estão postas na mesa e tenho certeza de que teremos mais produtos comercializados com a China". Também houve avanços na negociação de outros produtos como algodão, milho, uva fresca, noz pecan, sorgo e gergelim. Na viagem a delegação recebeu uma carta da Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) reconhecendo a qualidade, a segurança e a credibilidade do sistema de defesa brasileiro.

Prazo para envio de avaliações de sobreano encerra no sábado Anterior

Prazo para envio de avaliações de sobreano encerra no sábado

Quatro países vetaram carne bovina do Brasil Próximo

Quatro países vetaram carne bovina do Brasil

Deixe seu comentário