URUGUAIANA JN PREVISÃO

Controle sanitário de bovinos

Uruguaiana recebeu visita de especialistas mexicanos

Divulgação/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Missão mexicana avaliou unidades de produção de bovinos e frigoríficos sob o aspecto de controle sanitário, com enfoque na febre aftosa.

Na última semana, médicos veterinários especializados em epidemiologia, análise de risco e vigilância em pontos de fronteira vindos do México, estiveram em cinco municípios do Rio Grande do Sul – entre eles Uruguaiana – para avaliar unidades de produção de bovinos e frigoríficos brasileiros sob o aspecto de controle sanitário, com enfoque na febre aftosa. A visita foi organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os mexicanos verificaram a implementação e cumprimento da legislação e instrumentos normativos que regulam a produção de carne bovina, de acordo com as disposições de seu país de origem. Os profissionais também realizaram análise qualitativa de risco para avaliar a probabilidade de introdução da febre aftosa por meio da importação de carne desossada e maturada do Brasil para o México.

A missão mexicana se dividiu em três eixos: avaliação das propriedades rurais, vistorias a plantas de produção e verificação de pontos de fiscalização de fronteiras. “Mesmo que o controle das fronteiras seja responsabilidade do Ministério, a Seapi designou uma equipe com representantes do Programa Estadual de Vigilância de Fronteiras, o Sentinela, para acompanhar a missão e prestar informações sobre as atividades de mitigação de riscos realizadas no âmbito do Estado”, explica a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Rosane Collares.

Ela também ressaltou que as expectativas são positivas para a abertura de novos mercados para a carne bovina. "Conseguimos demonstrar todas as atividades para mitigação de riscos sanitários que desenvolvemos no Rio Grande do Sul. Além disso, já possuímos desde 2021 o status de zona livre de aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal, que é consequência de um trabalho de excelência de fiscalização das medidas sanitárias no Estado", explica.

No Rio Grande do Sul, além de Uruguaiana, os especialistas visitaram São Gabriel, Santa Maria, Alegrete e Bagé. Outros oito estados do Brasil também receberam a comitiva. A missão mexicana encerrou na sexta-feira, 28/4, em Brasília, com uma reunião entre técnicos do Mapa e do México.

Prazo para inscrições da PAC e PEA encerram na segunda-feira Anterior

Prazo para inscrições da PAC e PEA encerram na segunda-feira

Inscrições para Exposição Nacional terminam no dia 8 Próximo

Inscrições para Exposição Nacional terminam no dia 8

Deixe seu comentário