O segundo confronto da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo do Catar não se pareceu nada com o primeiro. O que se viu foi um Brasil lento e criando pouco, enquanto a seleção da Suíça se sentiu à vontade para atacar. Felizmente, não foi capaz de finalizar e, mesmo com um gol anulado pelo VAR, o Brasil conquistou uma sofrida vitória.

Brasil e Suíça se enfrentaram no Estádio 974 – o mais curioso do Mundial, com nome, cores, formas e materiais incomuns – a partir das 13h (horário de Brasília). Desfalcada de Neymar e Danilo, a seleção entrou em campo com Alisson; Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Paquetá; Raphinha, Richarlison e Vinicius Junior. Ao longo do jogo, cinco substituições: o técnico Tite colocou em campo Rodrygo, Bruno Guimarães, Gabriel Jesus, Antony e Alex Telles.

Foi apenas aos 27 minutos do primeiro tempo que o Brasil teve seu primeiro chute a gol, com Vinicius Junior, e ele não veio. O restante dos primeiros 45 minutos não foi diferente. O Brasil não atacou e Alisson teve bastante trabalho, com uma Suíça atrevida.

Na volta do intervalo veio a primeira substituição. Tite substituiu Paquetá por Rodrygo e, logo depois, Bruno Guimarães entrou no lugar de Fred e Gabriel Jesus no lugar de Richarlison.

O Brasil cresceu, foi para cima e teve algumas chances de gol. Aos 18 minutos Vinicius Junior mandou a bola para o gol, mas o lance estava impedido e após consultar o VAR, o arbitro Ivan Barton, de El Salvador, corretamente o anulou.

Mesmo com o gol anulado a torcida brasileira se animou e o grupo insistiu. Não criou tanto e não conseguiu fazer uma boa marcação em cima da Suíça, a ponto de ver o time adversário passando a bola no gramado para matar tempo. Os corações brasileiros se apertaram.

Foi então que, em uma jogada rápida que começou com Vinicius Júnior e passou por Rodrygo, Casemiro – que também fez uma excelente partida contra a Sérvia na estreia -, com o peito do pé direito bateu forte na bola e a mandou para o fundo da rede. Aos 38 minutos do segundo tempo veio o tão esperado gol brasileiro, o gol da classificação da seleção para as oitavas de final.

Dois minutos depois, Tite ainda faria mais uma substituição, Alex Telles no lugar de Alex Sandro. E aos 41, Vini Junior finalizou e o goleiro suíço, Sommer, defendeu. O segundo gol do Brasil ficou no quase.

Classificação

Com a vitória sobre a Suíça e o empate, também ontem, entre Camarões e Sérvia por 3 a 3, o Brasil se classificou para as oitavas de final antecipadamente. O próximo confronto é na sexta-feira, 2/12, a Seleção encerrará a fase de grupos contra Camarões, às 16h (Brasília), sem a obrigação de vencer.

Esta foi a primeira vez desde a Copa da África, em 2010, que a Seleção Brasileira venceu os dois primeiros jogos de um mundial. Aliás, Brasil e França foram as únicas duas seleções que conseguiram este feito neste mundial. Também foi a primeira vez que o Brasil venceu a Suíça em uma Copa do Mundo – os outros dois confrontos terminaram em empate.