URUGUAIANA JN PREVISÃO

Com fé e tradição, Uruguaiana homenageia Nossa Senhora Aparecida

José Natividade - Comunidade se reúne em oração e confraternização na Igreja do Carmo.

A fé e a devoção à padroeira do Brasil vão marcar a semana em Uruguaiana. A partir de hoje, 8/10, até domingo, 12/10, a Igreja Nossa Senhora do Carmo realiza a 23ª Festa e Procissão de Nossa Senhora Aparecida, reunindo fiéis em celebrações, momentos de oração e a tradicional caminhada pelas ruas da cidade.  

Com o tema “Peregrinos de Esperança com a Mãe Aparecida — Uma Igreja da Reconciliação. Quantas vezes devo perdoar o meu irmão? (Mt 18, 21-22)”, a programação deste ano propõe uma reflexão sobre a fé, o perdão e a união entre os cristãos. 

As atividades religiosas começaram nesta quarta-feira, 8/10, com missas na Igreja do Carmo às 7h30, 16h e 19h, marcando a abertura da tradicional Quatrena. Na quinta-feira, 9/10, a celebração se estende à Comunidade Santa Teresinha, às 19h, em um momento de oração e encontro entre os fiéis. Na sexta-feira, 10/10, a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes acolhe a celebração, também às 19h, e no sábado, 11/10, a missa ocorre na Comunidade Santo Antônio, no mesmo horário. 

O ponto alto da programação será no domingo, 12/10, quando ocorre a Procissão e Missa Festiva em honra à Padroeira do Brasil. A concentração dos fiéis está marcada para às 8h30, junto ao obelisco, de onde partirá a tradicional caminhada até a Igreja do Carmo.  

Às 9h, será celebrada a Missa Campal, momento de grande expressão de fé e devoção popular. Após a celebração, será realizado o sorteio da Ação entre Amigos, promovida pela paróquia. Neste dia, não haverá missa às 19h na Igreja do Carmo. 

A história da celebração  

A origem da devoção remonta a 1717, quando, em uma pescaria milagrosa no rio Paraíba do Sul, na então Capitania de São Paulo, os pescadores João Alves, Filipe Pedroso e Domingos Garcia encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e, logo depois, a cabeça. 

Após reunirem as duas partes, as redes dos pescadores se encheram de peixes, fato considerado o primeiro milagre da santa. A imagem passou a ser guardada por uma das famílias e logo despertou grande devoção entre os moradores, que começaram a relatar outras graças alcançadas. 

Com o passar dos anos, o número de fiéis cresceu, e uma capela foi construída para abrigar a imagem. A fama de Nossa Senhora Aparecida se espalhou por todo o país, associada a diversos milagres, como o da libertação de um escravo cujas correntes se romperam diante da santa. Em 1930, o Papa Pio XI proclamou oficialmente Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Padroeira do Brasil, e em 1980, o Papa João Paulo II consagrou a Basílica de Aparecida, reconhecendo o 12 de outubro como feriado nacional. 

Assim, o feriado de 12 de outubro é duplamente especial para os brasileiros: celebra-se o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, e também o Dia das Crianças, uma data marcada pela ternura, pela fé e pelo reencontro das famílias. 

Programa Jovem Parlamentar realiza reunião plenária Anterior

Programa Jovem Parlamentar realiza reunião plenária

Número de empregos formais aumentou em Uruguaiana em agosto Próximo

Número de empregos formais aumentou em Uruguaiana em agosto

Deixe seu comentário