Evasão
10ª CRE aponta evasão escolar no Ensino Médio
Uma grande preocupação da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE) é a evasão escolar no Ensino Médio, que ocorre por vários fatores como gravidez na adolescência, necessidade de trabalhar, dificuldades logísticas, desinteresse e falta de expectativa com o futuro.
Nesse cenário, os jovens iniciando o ensino médio são os que mais abandonam as escolas. “Temos uma dificuldade no ensino médio, os nossos índices mais baixos de evasão e de resultado de aprendizagem são nesta faixa etária. Pedimos as famílias que não deixem eles não irem na escola, se evadirem, pois a nossa prioridade e a do estado é também específica do ensino médio”, revela a coordenadora da 10ªCRE, Sara Cardoso.
Atualmente, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) oferece a bolsa Todo Jovem na Escola. A ação garante auxílio financeiro aos alunos da rede estadual no valor de R$ 150 mensais creditados no cartão Cidadão da Família. “Este programa é um incentivo aos nossos estudantes, pois observamos que quando eles chegam no médio as famílias pensam que eles já são maduros o suficiente, mas na verdade não são”, destaca Sara.
Na região de abrangência da 10ª CRE são realizados inúmeros trabalhos a fim de acolher os estudantes. O turno integral é uma das ferramentas, em Uruguaiana são três escolas que contam com esse diferencial: o Colégio Estadual Dr. Roberval Beheregaray Azevedo, Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Fagundes, Escola Estadual de Ensino Médio Embaixador João Baptista Lusardo e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ernesto Dornelles.
Deixe seu comentário