URUGUAIANA JN PREVISÃO

Educação

10ª Cre realiza formação com foco em inclusão

Ascom/10ªCre imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A formação abordou o “Manejo de Comportamento e Intervenção Escolar aos Alunos com Deficiência na Rede Estadual”

Durante a manhã e tarde desta quarta-feira, 16/4, a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promoveu uma formação com o tema: “Manejo de Comportamento e Intervenção Escolar aos Alunos com Deficiência na Rede Estadual”. O evento era destinado para assistentes educacionais e estagiários de inclusão da rede estadual.  

Os palestrantes foram a professora do Atendimento Educacional Especializado Juliana Belmonte Leal, que atua na Escola Farroupilha em Alegrete; Christian Caldeira Santos, fisioterapeuta e professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Bianca Rodrigues Bicca, nutricionista da Unimed. A formação contou com abertura da coordenadora regional de educação, Alfonsina Guedes, que destacou a importância do cuidado e da empatia combinadas com o conhecimento técnico. 

O evento ocorreu no salão de atos do Instituto Romaguera Correa, e foi, segundo a professora Juliana, uma oportunidade de troca de experiências. “Foi um momento em que foram estudadas as manifestações comportamentais, dificuldades de comunicação e as formas de prevenção e contenção de crises de desregulação emocional no ambiente da escola”. 

Iniciativa 

A organização do evento teve o objetivo de capacitar e proporcionar aos assistentes educacionais interação com o educando e como esse profissional pode auxiliar no contexto geral dos cuidados disponibilizados no apoio em sala de aula, nas atividades cotidianas de alimentação, higiene, locomoção, comunicação e interação social. 

Conforme a assessora de Educação Especial da 10ª Cre, Lidia Mari dos Santos, a escolha dos profissionais passou por um processo de observação e das práticas desenvolvidas por eles. O fisioterapeuta Christian Caldeira foi palestrante em junho de 2018, quando ocorreu a primeira formação, Juliana foi escolhida pelo trabalho desenvolvido nas escolas da rede pública de Alegrete e a Bianca por ser uma nutricionista com foco na seletividade alimentar das pessoas com deficiência. 

Ainda, segundo Lidia, o evento proporcionou o envolvimento dos participantes, contando experiências de suas escolas, perguntando sobre os sintomas do pré-gatilho para as crises ou picos de regulação e o melhor conheceram o kit de prevenção de crises. “Isso comprova a necessidade de formações, para manter a 10ª CRE sempre próxima das vivências dos professores e alunos de suas escolas”, completou a assessora. 

Escolas Municipais organizam atividades no mês no Autismo Anterior

Escolas Municipais organizam atividades no mês no Autismo

UFSM se destaca em avaliação de qualidade acadêmica Próximo

UFSM se destaca em avaliação de qualidade acadêmica

Deixe seu comentário