URUGUAIANA JN PREVISÃO

Educação

Escolas Municipais organizam atividades no mês no Autismo

Ascom/Smed imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Existem 29 salas de atendimento educacional especializado (AEE) distribuídas nas 34 instituições geridas pelo município

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com essa temática, algumas escolas municipais de Uruguaiana preparam algumas atividades alusivas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Dirce Soares, existem 678 alunos na educação infantil e no ensino fundamental com laudo médico com diagnóstico de neurodivergente. Outros 300 estudantes estão em investigação. 

Para atender a demanda, existem 29 salas de atendimento educacional especializado (AEE) distribuídas nas 34 instituições geridas pelo município. Além disso, as escolas também contam com 167 auxiliares de inclusão, que auxiliam alunos neurotípicos e com deficiência a participarem de atividades escolares.  

Eventos 

A escola Rui Barbosa realizou, no último dia 2, dois momentos de conscientização sobre o autismo.  Pela manhã com a professora Elizabeth Salgueiro, que presta atendimento especializado, e à tarde com a professora Eliana Bene.  

A conversa contou com a presença de toda a comunidade escolar no pátio da escola e teve foco em ressaltar as orientações para a conscientização e aspectos relevantes e significativos sobre o autismo, também foi realizado pela equipe pedagógica um trabalho com os alunos na sala de vídeo com todas as turmas. Ao final, mães e alunos com TEA relataram suas vivências diárias, elucidando que o autismo não se cura, se compreende. 

Já a escola Castelo Branco realizou uma passeata no dia 12/4 para trazer visibilidade para o tema. Participaram pais, alunos e membros da comunidade. A iniciativa tinha como objetivo demonstrar para a comunidade uruguaianense como o TEA não é uma doença e sim uma maneira diferente de perceber o mundo e que é preciso sentir orgulho disso. 

Processo seletivo 

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, estavam no banco de espera 97 auxiliares de inclusão que foram aprovados no edital publicado dia 8/1. Desses 97, 62 se apresentaram e assumiram 57, sendo que um já pediu exoneração da função. Nesse sentido, um novo processo seletivo está em andamento, até o dia 22/4. 

Os interessados devem preencher o formulário disponível no site www.uruguaiana.rs.gov.br, efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 67,50 (15 URM) até o dia 22/4 e entregar a documentação necessária diretamente no Protocolo Geral da Prefeitura ou via Sedex. 

A inscrição será validada com a entrega dos seguintes documentos: duas vias do formulário preenchido, comprovante de pagamento da taxa (original), planilha de avaliação de títulos e os documentos comprobatórios da escolaridade, cursos e experiência profissional. 

A avaliação será exclusivamente por análise de títulos e experiência, seguindo os critérios e pontuação especificados no edital. Documentos ilegíveis, fora do prazo ou com rasuras não serão aceitos. 

Para se candidatar à função, é necessário ter ensino médio com Magistério ou estar cursando Licenciatura na área da Educação, sendo obrigatório, neste caso, apresentar declaração da instituição com o semestre atual e histórico escolar. 

São pré-requisitos ainda ter no mínimo 18 anos; estar em dia com a Justiça Eleitoral e o serviço militar (para homens); comprovar boa saúde física e mental; não estar em recebimento de Auxílio-Doença; não ter sofrido demissão por processo administrativo nos últimos 24 meses. 

A função de Auxiliar de Inclusão é voltada ao apoio ao professor regente, especialmente no atendimento de alunos com deficiência ou necessidades específicas, conforme diretrizes da Secretaria Municipal de Educação. Informações sobre carga horária, vencimentos e vagas estão descritas no Anexo I do edital. 


Uruguaiana adere ao Programa Imuniza Escola Anterior

Uruguaiana adere ao Programa Imuniza Escola

10ª Cre realiza formação com foco em inclusão Próximo

10ª Cre realiza formação com foco em inclusão

Deixe seu comentário