Matrículas
Governo do Estado lança nova plataforma para facilitar matrículas na Rede Estadual

Ilustrativa/Pexels - A ferramenta já está disponível para a chamada pública referente ao segundo semestre letivo de 2025
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), lançou nesta quinta-feira, 19/6, uma nova página digital com o objetivo de tornar mais simples e acessível o processo de inscrição para matrículas na Rede Estadual de Ensino. A ferramenta, que possui uma interface moderna e intuitiva, já está disponível para a chamada pública referente ao segundo semestre letivo de 2025, contemplando vagas na Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Uma das principais inovações da plataforma é a inclusão de geolocalização das escolas estaduais, com a possibilidade de simular distâncias. Com isso, quem deseja se matricular pode identificar rapidamente as instituições de ensino mais próximas da sua residência. Segundo o governador Eduardo Leite (PSD), a educação é tratada como área estratégica, e a proposta do governo é assegurar oportunidades para estudantes, educadores e para a sociedade como um todo.
A inscrição representa a etapa inicial do processo de matrícula. Por isso, o site foi planejado para funcionar como um guia completo, reunindo informações sobre as modalidades de ensino oferecidas, os cursos técnicos e profissionalizantes disponíveis, a quantidade de vagas, além de detalhes sobre a inserção no mercado de trabalho de cada formação.
O usuário pode, além de se inscrever, consultar o cronograma do processo seletivo, verificar os pré-requisitos de cada curso e acompanhar os resultados das matrículas. Com menus interativos, a nova página tem como proposta oferecer mais clareza, organização e praticidade, funcionando também como um sistema de busca por cursos e instituições.
A inscrição pode ser feita utilizando a conta gov.br, que centraliza serviços digitais do governo federal. O candidato tem a opção de usar essa conta ou realizar o cadastro diretamente no sistema de matrículas da Seduc. Uma novidade importante é que, neste ano, passou a ser obrigatória a inclusão do número de CPF do candidato, medida adotada para garantir a veracidade das informações e evitar registros duplicados.
Nos casos em que o número de interessados for maior que o de vagas disponíveis, a classificação será realizada com base em critérios específicos de cada modalidade: alguns cursos técnicos poderão adotar sorteios, enquanto outros aplicarão provas de seleção. Para os interessados na EJA, é possível escolher até duas opções de escola, desde que respeitadas as idades mínimas exigidas: 15 anos para o 1º e 2º Segmentos (Ensino Fundamental) e 18 anos para o 3º Segmento (Ensino Médio).
Durante o mesmo período das inscrições, também estará disponível a opção de seleção do tamanho do uniforme escolar para estudantes novatos na Rede Estadual, que começarão os estudos no segundo semestre de 2025. O site da Seduc exibirá um banner de destaque direcionando os usuários para a nova plataforma.
Deixe seu comentário