URUGUAIANA JN PREVISÃO

Reconhecimento Nacional

Projeto de robótica nas escolas será ampliado em 31%

Divulgação/Semed. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O número de estudantes beneficiados passou de 1.800 para 2.365 em abril de 2025.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciou, na quinta-feira, 10/4, a ampliação no número de alunos atendidos pelo Projeto de Robótica nas Escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa passa de 1,8 mil alunos contemplados para 2 365 em abril deste ano, um acréscimo de 31,3%. 

O programa, que começou a ser implementado em 2023, ganha agora reforço com a entrada de três novas escolas: Elvira Ceratti, Alceu Wamosy e Cabo Luiz Quevedo. Com isso, o número de instituições envolvidas sobe de cinco para oito. A escola Alceu Wamosy já deu início às atividades neste mês. 

A robótica foi incluída oficialmente no currículo escolar municipal em fevereiro de 2023. Na ocasião, a Prefeitura entregou 40 kits de robótica, 1,2 mil livros para os alunos e 48 guias de montagem. Um projeto de lei, apresentado pelo Executivo na Câmara, transformou a temática em política pública, permitindo investimentos contínuos em equipamentos e infraestrutura educacional. 

A iniciativa, que é comandada pelo professor Felipe Carvalho, coordenador de robótica e computação, também contempla a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tornando Uruguaiana uma das cidades pioneiras na inserção da robótica nesse segmento. Atualmente, cem alunos da EJA são atendidos, com destaque para premiações já conquistadas por projetos desenvolvidos nessa modalidade. 

Capacitação 

A formação dos educadores é feita em parceria com a empresa Robomind, que realiza o acompanhamento e oferece suporte técnico aos professores envolvidos no projeto. Os docentes têm acesso direto aos orientadores para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas durante as atividades. 

Reconhecimento 

Desde sua implementação, o projeto tem colecionado prêmios importantes. Em novembro de 2023, Uruguaiana foi a vencedora nacional do Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire, superando inclusive a capital paulista. A premiação é promovida por instituições como a FIRA Brasil, CIEPP, Centro Universitário ENIAC e Robo City. 

Já em abril de 2024, duas iniciativas locais se destacaram no Prêmio Educador Transformador, de abrangência estadual. O projeto "Tecnologia na educação, um novo olhar para as habilidades", da professora Renata Barbat com a turma da EJA da Escola Rui Barbosa, conquistou o primeiro lugar. O terceiro lugar ficou com a professora Sheila Peres, da Escola Moacyr Ramos Martins, com o projeto “Será que vai chover?”, que usou a robótica para estudar meteorologia. 

Além disso, cinco equipes escolares foram classificadas para o evento Robotics Experience, realizado em Blumenau (SC), em setembro de 2024. A equipe da Escola José Francisco conquistou a medalha de bronze em uma das competições mais prestigiadas da região sul do país. 


Projeto usa IA para combater a evasão escolar Anterior

Projeto usa IA para combater a evasão escolar

Transporte Escolar está 100% regularizado no município Próximo

Transporte Escolar está 100% regularizado no município

Deixe seu comentário