Saúde
Uruguaiana adere ao Programa Imuniza Escola

Divulgação/Ascom-SMS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A proposta atende a estratégia de vacinação nas escolas do Ministério da Saúde
A partir da próxima quarta-feira, 23/4, as Unidades de Saúde da Família (USF), estarão realizando ações de verificação da caderneta de vacinação dos alunos das redes municipais e estaduais de ensino. A proposta atende a estratégia de vacinação nas escolas do Ministério da Saúde e faz parte do programa estadual Imuniza Escola.
Entre os objetivos, visa promover a articulação dos setores de saúde e educação no fortalecimento da importância da vacinação e identificar crianças e adolescentes que estejam com as vacinas de rotina em atraso, resgatando a cobertura vacinal.
Programa
Prefeituras de todo o Estado do Rio Grande do Sul podem participar do Programa Imuniza Escola RS, iniciativa do governo estadual voltada à promoção da vacinação entre estudantes. Neste momento, o foco do programa são as escolas públicas municipais dos níveis Infantil, Fundamental e Médio.
A Secretaria da Saúde (SES) propõe a integração dos sistemas de informação da saúde e da educação, possibilitando, com o cruzamento dos dados, a identificação de crianças e adolescentes com vacinas em atraso.
Desde que foi lançado, em dezembro do ano anterior, o programa já recebeu a adesão de 85 municípios. Para incluir a rede estadual de ensino, está prevista a assinatura de um termo de cooperação entre a SES e a Secretaria da Educação (Seduc). O programa tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços de saúde e estimular escolas e equipes de saúde a se engajarem na promoção da vacinação.
Sistema de Informação Imuniza (SIE)
O SIE tem como propósito auxiliar na identificação de alunos com vacinas pendentes, contribuindo para o aumento da cobertura vacinal. Através da plataforma, os gestores escolares podem cadastrar suas instituições e os alunos matriculados. O sistema então avalia a situação vacinal de cada estudante, apontando a necessidade de atualização junto à Unidade Básica de Saúde (UBS).
Com base nessas informações, as escolas podem realizar atividades de conscientização sobre a importância da vacinação, com apoio do Programa Saúde na Escola (PSE) do município.
A integração dos sistemas municipais de matrícula ao Imuniza Escola RS também é considerada um dos critérios para recebimento de recursos financeiros do Qualifica Vigilância RS, que visa apoiar financeiramente as prefeituras no fortalecimento das ações de vigilância em saúde.
Campanha Nacional de Vacinação nas Escolas
Paralelamente ao programa estadual, os Ministérios da Saúde e da Educação lançaram neste mês a campanha nacional intitulada "Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida". A mobilização acontece entre os dias 14 e 25 de abril, cabendo às prefeituras organizarem as ações localmente.
Estão sendo oferecidas vacinas contra febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana, meningite e HPV, de acordo com as faixas etárias indicadas, para estudantes com vacinação incompleta (até os 15 anos).
Eixos Principais
Eixo I: fortalecer a parceria entre o Estado e os municípios, garantindo a oferta de vacinas para crianças e adolescentes;
Eixo II: interligar os sistemas de saúde e educação por meio da união de bases de dados, visando localizar estudantes com vacinas em atraso;
Eixo III: realizar ações de imunização conforme cronogramas e estratégias definidos conjuntamente pelas áreas da saúde e educação.
Deixe seu comentário