URUGUAIANA JN PREVISÃO

Agro

Agronegócio local se manifesta em nota contra o Enem

A Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana e a Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí se manifestaram, em nota, contra três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, cuja primeira prova foi aplicada no domingo, 5/11.

No documento, as entidades pedem as autoridades “uma posição que repare as inverdades colocadas no exame” por acreditar que “uma educação de qualidade deve reconhecer e incentivar nossos jovens ao conhecimento do papel do agronegócio na produção de alimentos e divisas para nossas cidades, estados e principalmente para um país como o Brasil”. A nota classifica que as questões têm conotação política ideológica, “impondo uma interpretação dirigida”. “Repudiamos de maneira veemente mais essa tentativa de jogar nossos jovens contra quem produz alimentos. A educação não deve ser uma disputa política partidária prejudicando o Estado Democrático de Direito e sim ter respeito às diferentes ideias e ideologias, sem tirar de nossos jovens sua condição de pensar e de cidadania”, dizem.

As questões também foram alvo de críticas no Congresso e e de um pedido de anulação por parte da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que as considerou de “cunho ideológico.” O Segundo os parlamentares ruralistas, elas deveriam ser anuladas por “negacionismo científico” e por permitir que os alunos marcassem “qualquer resposta”, dependendo do ponto de vista.

O MEC também se manifestou em nota dizendo que “as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são elaboradas por professores independentes, selecionados por meio de edital de chamada pública para colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI), e que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não interfere nas ações dos colaboradores selecionados para compor o Banco.

Entenda a polêmica

Na questão de número 70, o autor do texto introdutório diz que a lógica que gera o desmatamento na Amazônia “está articulada pelo tripé grileiros, madeireiros e pecuaristas”.

Já a 71 trata de evoluções tecnológicas relacionadas a viagens espaciais e indica que poucas pessoas poderão viajar ao espaço, enquanto o resto da população seria impactada pelos efeitos da viagem. O texto vem acompanhado de uma charge que mostra um alienígena sendo avisado por um indígena para não confiar nos humanos bilionários que chegam ao planeta.

Já a questão de número 89 refere-se à atuação do agronegócio no Cerrado. O texto traz fatores negativos do setor, como a “violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”. Além disso, as cinco alternativas disponíveis para resposta contêm outros elementos negativos que estariam relacionados com o agronegócio.

Período de matrículas para ano letivo de 2024 começa na segunda Anterior

Período de matrículas para ano letivo de 2024 começa na segunda

Aprovados nos Técnicos Subsequentes devem confirmar vaga até domingo Próximo

Aprovados nos Técnicos Subsequentes devem confirmar vaga até domingo

Deixe seu comentário