Unipampa
Aquicultura e Ciências da Natureza estão com vagas abertas
Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A divulgação da lista preliminar de classificação será disponibilizada no dia 11 de agosto.
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com edital aberto para preenchimento de vagas remanescentes nos cursos de Engenharia de Aquicultura e Ciências da Natureza. As inscrições iniciaram na quinta-feira, 13/7 e seguem até o dia 7/8. O edital consiste na seleção dos estudantes pelas notas do Ensino Médio.
Podem participar do processo seletivo qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio e que possua o histórico escolar do ensino médio ou documento que contenha seu desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A classificação será realizada com base no desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Médio.
A divulgação da lista preliminar de classificação será disponibilizada no dia 11/8 e a divulgação da lista final no dia 18/8. A confirmação de interesse na vaga acontece na Secretaria Acadêmica entre os dias 21 e 23 de agosto. A convocação dos suplentes acontece a partir do dia 24 de agosto.
No campus Uruguaiana são oferecidas três vagas no curso de licenciatura em Ciências da Natureza e 28 vagas no curso de bacharelado em Engenharia de Aquicultura, este que é o único curso no Estado nesta área.
Aquicultura
No dia 14/7 foi comemorado o dia do Engenheiro de Aquicultura, em comemoração à data a Unipampa realizou um evento juntamente com outros cursos de aquicultura do país e com a Associação Brasileira de Engenheiros de Aquicultura (ABEAQUI) e Ministério da Pesca e Aquicultura.
“Este é primeiro e o único curso de Engenharia de Aquicultura aqui no Rio Grande do Sul e existem outros 12 cursos espalhados pelo país”, destaca a coordenadora do curso Alessandra Neis. Na Unipampa o curso possui 10 semestres e acontece em turno integral. O curso de Engenharia de Aquicultura visa à formação de profissionais com conhecimentos em implantação, produção e gestão de setores aquícolas, assessoria a empresas de produção e beneficiamento de pescado, atividades de consultoria e acompanhamento de monitoramento e licenciamento ambiental.
“A aquicultura que trabalhamos aqui no curso é de organismos aquáticos de água doce, estamos longe do litoral e a maioria dos outros cursos estão no litoral e tratam de aquicultura marinha a gente por estar aqui acaba lidando mais continental”, revela Alessandra.
O Engenheiro de Aquicultura é o profissional responsável por projetar, executar e supervisionar a criação de animais e outros organismos aquáticos. Depois de formado ele poderá atuar nas diversas etapas que compõem a cadeia de produção de alimentos e outros produtos derivados desses espécimes; na difusão de tecnologias, ministrando treinamentos a produtores e colaboradores de empresas de aquicultura, entre outras atividades.
Deixe seu comentário