Frente Parlamentar da Mulher traz visibilidade à violência doméstica
Sustentabilidade
Aquífero Guarani é tema do 17º Siepe da Unipampa

Divulgação/Campus Bagé - O 17º Siepe será realizado no Campus Bagé da Unipampa, de 4 a 6 de novembro.
A 17ª edição do Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) já tem data e tema confirmados. O encontro acontece entre os dias 4 e 6 de novembro, no Campus Bagé, e abordará o tema “Ciência, Comunidades e Sustentabilidade: Aquífero Guarani como elo transfronteiriço”.
A proposta é provocar reflexões sobre o papel da ciência na preservação ambiental e nas relações entre povos e territórios. Considerado um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do mundo, o Aquífero Guarani abrange áreas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, funcionando como símbolo de cooperação entre países sul-americanos. Além da relevância ambiental, ele representa uma conexão entre culturas, tradições e recursos naturais.
A criação da identidade visual do Siepe teve como desafio traduzir a amplitude do tema, que combina ciência, natureza, inovação e aspectos socioculturais. O material gráfico desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Institucional da Unipampa destaca a localização geográfica do Aquífero no mapa da América do Sul, e inclui elementos visuais que remetem à ciência, agricultura, educação, reciclagem e energia limpa.
Inscrições e submissões
As inscrições começam dia 18 de agosto e devem ser feitas pelo Sistema de Eventos Institucionais da Unipampa. Interessados que não desejam submeter trabalhos podem se inscrever gratuitamente como público geral ou comunidade acadêmica até o início do evento, no dia 4 de novembro.
A submissão de resumos simples estará aberta até 8 de setembro, abrangendo diversas modalidades, como iniciação científica de nível médio, graduação, pós-graduação, servidores, mães cientistas e comunidade externa, incluindo também estudantes de cursos a distância (EaD).
Os participantes devem escolher entre as seguintes categorias de trabalho: Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Cultura, Inclusão e Direitos Humanos. Todas as orientações estão disponíveis no regulamento oficial do evento.
O site oficial do 17º Siepe reúne informações completas sobre cronograma, inscrições, critérios de avaliação, templates e regulamentos. Atualizações sobre palestras, atividades paralelas e o tradicional Prêmio Cardeal Amarelo também serão divulgadas na plataforma.
Deixe seu comentário